“Bullying Não é Brincadeira” é tema de palestra para alunos de escolas municipais

Iniciativa leva estudantes ao aprendizado do convívio com as diferenças

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 24/04/2023 às 15:30
“Bullying Não é Brincadeira” é tema de palestra para alunos de escolas municipais
Palestra aborda prevenção ao bullying com estudantes de escolas municipais. Foto: Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed

Com o objetivo de promover um debate e conscientizar os alunos acerca da prática do Bullying, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), levou 150 alunos do Ensino Fundamental para assistirem a palestra “Bullying não é brincadeira”.

A atividade ocorreu nesta segunda-feira (24),  na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas, localizado no Centro de Maceió. A iniciativa contou com a presença de alunos das escolas municipais Zumbi dos Palmares, que fica no Clima Bom, e da Antídio Vieira, no Trapiche da Barra.

Na ocasião foram abordados temas como o bullying no contexto escolar, como pode ser identificado e o que ele pode causar na vida do estudante. Também foram discutidos o respeito às diferenças, trazendo histórias dos próprios alunos e destacando a diferença de brincadeiras para a prática do desrespeito.

A pedagoga Luzia Rodrigues afirmou que é muito importante promover atividades como esta com os estudantes. “Bullying é uma prática muito comum nas escolas e nós queremos evitar que isso aconteça. Através da palestra, queremos mostrar para os estudantes que o bullying não é brincadeira e pode causar muitos danos físicos e emocionais. É muito importante levantar esse debate, porque quanto mais a gente fala sobre o Bullying, menos deixa eles à vontade para perpetuar esses comportamentos e eles começam a lidar melhor uns com os outros”, destacou. 

O aluno da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Jefferson Maciel, 16 anos, disse que já passou por uma situação de bullying e que participar de conversas sobre o assunto pode evitar que outros alunos sofram com o problema.

“Estou aprendendo várias coisas, acontecem vários casos de bullying lá na escola, eu mesmo já sofri. Acho que participar dessas palestras ajudam, porque tem gente que passa por isso e não sabe como lidar, aí acho que vai ajudar”, explicou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.