Brota na Grota: Oficinas de culinária beneficiam mães de alunos da Escola Municipal Floriano Peixoto

Também foram realizadas avaliações antropométricas em alunos da unidade de ensino

Jamerson Soares/Ascom Semed 02/05/2023 às 14:35
Brota na Grota: Oficinas de culinária beneficiam mães de alunos da Escola Municipal Floriano Peixoto
Brota na Grota proporciona autonomia feminina em Ipioca. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Nesta terça-feira (2), as atividades da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) no maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, foram levadas para o Alto de Ipioca, nas imediações e no interior da Escola Municipal Floriano Peixoto. Os alunos e a comunidade participaram das oficinas de pão e biscoitos caseiros e da avaliação antropométrica. A iniciativa prossegue no local durante toda a semana.

Ações como estas têm gerado grandes expectativas de melhorias na vida de mães e pais de estudantes e dos moradores da localidade. É o caso da cabeleireira Flaviana da Silva Rodrigues, 42 anos, mãe de três filhos, um deles estudante da unidade de ensino do bairro, que participou da oficina de pães e biscoitos caseiros.

"Foi um momento muito bom, eu adorei. Eu já queria aprender a fazer biscoito, e essa oficina veio na hora certa porque estou querendo vender e agregar mais alguma coisa na minha profissão. Fiz essa oficina pensando até no Natal, época que eu pretendo fazer e vender esses biscoitos", revelou risonha a cabeleireira.

Alessandra da Silva Santos, 29 anos, é manicure e também viu na oficina uma nova oportunidade de crescimento. "Eu gostei muito desse curso. Aprendi muito, achei muito legal. Espero que venham mais cursos como esse para a nossa comunidade. É muito importante, porque tem muitas mães que estão em casa, às vezes sem ter o que fazer, e daí essa oficina seria algo para ocupar a mente delas", disse.

Para a nutricionista e supervisora do Programa de Alimentação Escolar da Semed, Doriane Lacerda, a finalidade das atividades é capacitar a comunidade para o empreendedorismo e identificar níveis da nutrição dos estudantes.

"O impacto é muito bom, porque dá uma maior possibilidade para essas pessoas de terem mais uma fonte de renda. E a antropometria possibilita a avaliação nutricional. Com o peso e a altura desses alunos é possível ter um tipo rápido de diagnóstico, o que já é feito em comunidades", explicou a nutricionista.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Mônica Assis, o programa Brota na Grota impacta positivamente e principalmente a vida de mães solteiras e trabalhadoras.

"Ações como essa possibilitam essas mulheres a terem uma renda extra e, quem sabe, uma renda principal. Além disso, tem a questão do autoestima, acompanhamento dos filhos, estar presente no cotidiano deles. A melhor coisa que pode acontecer é também trazer esses pais para dentro das escolas", concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.