Brota na Grota: mulheres participam de capacitação sobre empreendedorismo digital

Formação promove autonomia feminina nas redes sociais

Jamerson Soares/Ascom Semed 29/03/2023 às 16:47
Brota na Grota: mulheres participam de capacitação sobre empreendedorismo digital
Projeto capacita mulheres da comunidade a empreender nas redes sociais. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Mulheres da comunidade da Coca-Cola, no Tabuleiro do Martins, participaram nesta quarta-feira (29) de uma capacitação sobre a importância das redes sociais para o empreendedorismo, durante as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió no Brota na Grota. O programa segue acontecendo no Jacintinho e no bairro São Jorge até esta quinta-feira (30).

A capacitação é realizada pelo Enactus Ufal, em parceria com a Semed. O objetivo é empoderar as mulheres e levar um pouco do conceito de liderança empreendedora, para que elas consigam mais independência e vendam ainda mais seus produtos nas redes sociais.

Nesta primeira etapa, os integrantes do projeto coletaram os dados das participantes, com a finalidade de entender as necessidades, a fim de montar uma estratégia de grupos. Os coletivos vão se reunir no centro comunitário da localidade. O espaço será utilizado para a capacitação e a criação de negócios, bem como impulsionar os já existentes.

A moradora Larissa da Silva Lima, 38 anos, é dona de casa e tem três filhos. Ela sonha em ser costureira e viver disso. Para Larissa, a ação a motivou ainda mais.

"Achei muito legal. Elas falaram que podiam me ajudar de alguma forma e eu fiquei motivada. Tenho vontade de ser costureira, vender roupas feitas de renda. Achei isso muito bom porque de certa forma me motivou a seguir acreditando nesse sonho", revelou.

Outra moradora é a Yasmin Pinheiro, 15 anos. Ela contou, enquanto esperava na fila para ser atendida, que parou com os estudos e que se interessa muito em empreender.

"Por exemplo, eu sei fazer crochê, mas quero aprender a fazer mais. Gostei muito de ouvir o que as meninas do projeto falaram, me motivaram bastante. Quero focar nisso para ter alguma coisa na vida", disse a adolescente.

Segundo a diretora de projetos da Enactus Ufal e coordenadora do projeto Eleva, Carla Guimarães, a ação tem a principal finalidade de fazer com que essas mulheres aprendam a utilizar melhor as redes sociais para conquistar espaço no mercado.

"As redes sociais, além de um local de entretenimento, vem dando espaço para que pequenas empreendedoras possam divulgar seu negócio e utilizar as ferramentas que a internet oferece ao seu favor. É importante que essas mulheres aprendam a desenvolver uma prática de venda dos seus produtos e se empoderem para que elas sejam donas do seu próprio futuro", enfatizou.

Biblioteca móvel e ações culturais

As crianças da comunidade também tiveram a oportunidade de brincar e a ouvir histórias no ônibus do projeto Biblioteca Móvel. Lá, eles puderam ler diversos livros da literatura infantil e contos de fada, além de participar das contações de histórias. Além disso, os pequenos também participaram de atividades de desenhos e pinturas.

"Achei muito legal ver as professoras contando histórias. Gostei muito da história do rato e do gatinho. Fiz também desenhos: uma casa e um caracol. A casinha é da minha mãe. Não sei muito ler, mas gostei muito dos livros. Fiquei muito feliz", contou Manuelle dos Santos, 7 anos.

Para a contadora de história e técnica da Semed, Meire Deise Santos poucas crianças da comunidade têm acesso a livros. "A maioria dessas crianças não tem acesso ao livro. Muitas mães desses meninos não sabem ler, não têm em casa para ler, a não ser a professora na escola ou aqui no ônibus. Acredito que estamos plantando sementes na vida dessas crianças para que elas se tornem adultos leitores", ressaltou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.