Brota na Grota: Educação leva literatura e oficinas lúdicas à população da Grota da Moenda, no Feitosa

Programa vai atender a população da região de segunda (31) a quinta (2) com arenas de vários órgãos

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 30/01/2023 às 11:35
Brota na Grota: Educação leva literatura e oficinas lúdicas à população da Grota da Moenda, no Feitosa
Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A comunidade da Grota da Moenda, no Feitosa, já começou a ter acesso aos múltiplos serviços ofertados pela Prefeitura de Maceió através do Programa Brota na Grota. O maior programa de inovação e inclusão social do Brasil começou nesta segunda-feira (30) na região com ações da Secretaria Municipal de Educação, de Assistência Social e de Economia Solidária.

Na Grota da Moenda o Brota na Grota segue até quinta-feira (2). Nesta segunda (30) foram realizadas, na arena da Semed, oficinas sobre com recicláveis, lúdica com tapetes das arboviroses e contação de histórias na Biblioteca Móvel.

A dona de casa e moradora da Grota da Moenda, Maria Zenaide foi até o Brota na Grota em busca de serviços de Assistência Social. No entanto, enquanto ela era orientada, sua filha Débora Santos, de 10 anos, passou o tempo lendo livros na Biblioteca Móvel.

“Achei muito legal e bom. Ela não é de sair de casa, mas quando ficou sabendo que ia ter a biblioteca aqui ela pediu para vim também. Nunca estudei, mas eu sempre incentivo ela a estudar, porque é a única coisa que posso deixar para ela”, revelou Maria Zenaide.

A garota também gostou de conhecer o espaço. “Muito bom aqui. Eu fico lendo dentro de casa, porque gosto muito de ler. Cada livro tem um aprendizado. Eu acho que já li uns três livros aqui”, contou Débora.

Na terça-feira (31) será realizado ginástica laboral, de arte e pintura e contação de história. Na quarta-feira (1) vai ter oficina de educação alimentar e contação de história. Já no último dia, na quinta-feira (2) haverá divulgação de parcerias com Associações (OSC), ginástica laboral e oficina de contação de histórias.

A coordenadora de Programas Suplementares da Semed, Lívia Lima, explica que a programação é para todos os públicos e faixa etária. ”Estamos oferecendo serviços tanto para criança quanto para adulto. Exemplo é a oficina de educação alimentar com alimentos que tanto as crianças quanto os adultos poderão fazer”, afirmou.

Durante todo o programa, que passará por mais de 100 grotas da capital alagoana, a Educação vai promover cerca de ações que vão levar às famílias destas regiões, educação, literatura, oficinas literárias e culturais, entre outros serviços. O programa terá um cronograma para chegar em outras comunidades. Arenas das secretarias municipais serão montadas nos locais para garantir que os serviços sejam ofertados.

Confira a lista completa de serviços que serão ofertados pela Educação no Brota na Grota:

Oficina de contação de histórias (Biblioteca móvel)

Oficina de Arte e Pintura

Ginástica Laboral

Oficina com Recicláveis

Polo de Matrícula

Oficina Lúdica - Tapete das Arboviroses

Oficina Educação Alimentar

Oficina Empreendedorismo para adultos

Divulgação de parcerias com Associações Comunitárias (OSC)

Implantação da casa de reforço

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.