Brota na Grota: comunidade do Pau D'arco participa de atividades educativas e culturais

Iniciativas fazem parte do maior programa de inovação e inclusão social do Brasil

Jamerson Soares/Ascom Semed 01/03/2023 às 12:52
Brota na Grota: comunidade do Pau D'arco participa de atividades educativas e culturais
Técnicas da Semed realizaram contação de histórias para crianças da grota do Pau D'Arco. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O ônibus do projeto Biblioteca Móvel da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estacionou, nesta quarta-feira (1º), na grota do Pau D'arco, no Jacintinho, em mais uma ação do Brota na Grota. A comunidade participou de atividades de incentivo à leitura e contações de histórias.

"Eu achei tudo ótimo, a contação, as tias. Meu coração estava feliz ao ver tudo isso. Eu vi a bruxa e o caldeirão dela e eu pude ver tudo isso só com as tias contando as histórias. Também achei engraçado. Fiquei bem alegre ficando aqui, um sonho", revelou Hadassa Gabriele, 10 anos.

A técnica da Semed e contadora de histórias, Mávia Júlia Lisboa, ficou emocionada ao ver o brilho nos olhos das crianças durante a apresentação.

"É um momento muito especial porque estamos oportunizando essas crianças a entrarem no universo da literatura, onde elas entram em contato com contos de fada, contos de assombração, é um momento ímpar para a comunidade”, reconheceu.

Foi montada, ainda, uma tenda com diversas atividades para os moradores participarem de oficinas de pintura e apresentações culturais. Foram levados para a comunidade serviços de cadastro para microempreendedores individuais e houve a realização de busca ativa de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

"É uma satisfação enorme de alguma forma trazer um pouco de alegria, cultura e sabedoria para esse pessoal que precisa dessa assistência", revelou Para a coordenadora das ações da Semed na comunidade, Leide Serafim.

Durante a atividade, dois integrantes do grupo Educanto, da Semed, fizeram uma intervenção musical com ritmos regionais e de matriz afro-brasileira. Jorge Félix e Tércio Smith, do setor cultural da Semed, realizaram a ação.

"De alguma forma, a gente vai contribuindo para a conscientização e formação cultural dessas comunidades. E uma das formas super proveitosas são as ações culturais, porque a gente consegue interagir com as crianças", ressaltou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.