Bienal: professores de escolas municipais participam de formação sobre educação empreendedora

Palestras e mesas contribuíram para ampliar a discussão sobre as Competências Socioemocionais aliadas às gestões de projetos

Emanuella Lima/Ascom Semed 18/08/2023 às 16:43
Bienal: professores de escolas municipais participam de formação sobre educação empreendedora
Palestras abordam tema da educação empreendedora. Foto: Mariel Mathias/Ascom Semed

Na última quinta-feira (17), a Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com o Sebrae Alagoas, promoveu um dia repleto de ações formativas para atender as demandas do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A programação extensa e bastante diversificada teve início no período da manhã, estendendo-se até o final do dia. Ao todo, foram realizadas seis palestras e mesas com temas específicos voltados para a formação dos profissionais da educação, como explicou Cheila Vasconcelos, representante da Semed, junto à Rede Global de Empreendedorismo.

“Nós estamos participando junto com o Sebrae do Encontro Estadual de Empreendedores onde o foco são os professores. Nós tivemos um dia completo, somente trabalhando com educação empreendedora, com vários nomes, discutindo desde gestão ágil da educação, desafios e possibilidades da aprendizagem e do empreendedorismo, caminhos e perspectivas. É interessante que a Semed tem uma parceria com o Sebrae que é muito importante para a Educação Municipal nesse momento. Outro detalhe importante é que todas as palestras e mesas contaram com a tradução em Libras, o que amplia a acessibilidade e a possibilidade de participação dos professores”, ressaltou Cheila.

O palestrante e desenvolvedor de projetos educacionais junto ao Sebrae, Lucas Paiva, trouxe mais informações sobre a proposta trazida para a Bienal. “Durante o dia, o debate foi sobre Educação Empreendedora e não é o que as pessoas geralmente pensam que envolvem criação de produtos e serviços, mas sim a possibilidade de fazer um desenho curricular onde a gente promove experiências que transformam verdadeiramente as atitudes dos nossos estudantes”, pontuou.

Lucas Paiva destacou, ainda, a importância de trabalhar as competências socioemocionais para ampliar o desenvolvimento dos estudantes.

“Trabalhar as competências é se aproximar da resiliência, do trabalho em equipe, da oralidade e é difícil pensar sobre isso na aula de matemática ou de português. A educação empreendedora chega para transformar esse olhar e ampliar o currículo, trazendo projetos para abordar a educação integral, transpassar os muros das escolas e levar esses projetos para o mundo real e aproveitar o potencial desse projeto. E por isso estamos aqui, trazendo essa noção da gestão, para que os professores consigam, gestar, escrever, estruturar, refinar, defender e fazer ele efetivamente nascer”, compartilhou o palestrante.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.