Bienal: Palestra aborda importância das brincadeiras na Educação Infantil

Tema foi debatido com a participação de diretores, coordenadores pedagógicos e professoras de escolas e creches municipais

Alícia Flores/Ascom Semed 20/08/2023 às 11:20
Bienal: Palestra aborda importância das brincadeiras na Educação Infantil
Profissionais compartilharam experiências vividas no ambiente educacional. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A importância do brincar na Educação Infantil foi o tema de uma mesa redonda realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), durante a 10ª edição da Bienal Internacional do Livro, na última sexta-feira (18).

Durante a palestra, diretoras de três unidades da rede pública municipal de ensino reforçaram a importância das brincadeiras no processo de socialização, aprendizagem e crescimento das crianças. Compartilhando as vivências do cotidiano, foi possível trocar experiências com os presentes e conhecer novos métodos de aliança entre brincadeiras e ensinamentos.

Brincadeiras são tema de palestra na Bienal. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed
Brincadeiras são tema de palestra na Bienal. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Ana Paula Feitosa, diretora da creche Rosane Collor, falou sobre os encontros realizados com o corpo docente da unidade de ensino, com foco na capacitação constante a fim de otimizar o ensino para as crianças da Educação Infantil.

Para Ana Cristina, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pompeu Sarmento, a brincadeira pode ser aliada de das atividades de conexão com a natureza. Na unidade de ensino, as crianças têm a oportunidade de exercer a autonomia no ambiente externo, repleto de plantas, e isso ajuda também, na criação de noções de sustentabilidade.

“Na escola, temos uma razoável diversidade animal, vegetal e mineral. Cada milímetro daquele espaço é aproveitado pelas crianças e pelos adultos”, afirmou.

A professora Nara Rízia, da creche Rosane Collor, afirmou que as palestras foram educativas e aprimoraram o conhecimento de todos os participantes. “As palestras reforçaram a nossa vivência diária com as crianças, a importância da escuta. Foi uma experiência muito rica, envolvendo a partilha dessas educadoras. Com certeza, agrega muito às nossas vidas como profissionais da educação“, ressaltou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.