Biblioteca Móvel promove ação de incentivo à leitura na Escola Municipal Arnon de Melo

Alunos do 1º ao 9º ano tiveram oportunidade de conhecer mais sobre literatura infanto-juvenil, participaram de atividades lúdicas e interagiram com contação de histórias

Pedro Farias/Ascom Semed 19/04/2022 às 15:58
Biblioteca Móvel promove ação de incentivo à leitura na Escola Municipal Arnon de Melo
Estudantes da Escola Municipal Arnon de Melo visitaram Biblioteca Móvel. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Com o Dia Mundial do Livro se aproximando, as ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) não param. Nesta terça-feira (19), o ônibus da Biblioteca Móvel estacionou na Escola Municipal Arnon de Melo, localizada no Jacintinho, levando o melhor da leitura infanto-juvenil. Foi um dia de muita leitura e atividades lúdicas, onde alunos do 1º ao 9º ano da instituição ouviram histórias, folhearam livros e tiveram momentos de descontração e de incentivo à leitura. Na oportunidade, eles mataram a curiosidade de conhecer de perto a biblioteca volante.

As ações de incentivo à leitura, promovida pela Biblioteca Móvel nas escolas da rede municipal, foram retomadas com após o relaxamento das restrições do período de pandemia. Além da participação do ônibus em atividades e eventos da Prefeitura de Maceió, a biblioteca volante levará neste ano o acesso à literatura em diversos bairros da capital, propiciando aos estudantes momentos especiais nas escolas da rede.

Estudantes da Escola Municipal Arnon de Melo visitaram Biblioteca Móvel. Foto: Jamerson Soares (estagiários) / Ascom Semed
Estudantes da Escola Municipal Arnon de Melo visitaram Biblioteca Móvel. Foto: Jamerson Soares (estagiários) / Ascom Semed

A contadora de história Meire Santos, que integra a equipe da Biblioteca Móvel, falou do prazer em estimular a leitura no ônibus literário. “É um prazer imenso trabalhar aqui nesse espaço tão lúdico, vendo as crianças gostando de ler, as crianças folheando os livros, olhando para cada um deles como se fossem uma porta que se abre para o universo do imaginário”, explica a professora.

A Biblioteca conta com diversos tipos de livros como infanto-juvenil, poesia, contos de fadas e imagéticos. Meire diz que quando os estudantes entram no ônibus ficam vislumbrados com o ambiente lúdico e explica como se dá a orientação da proposta de leitura.

“Quando eles entram no ônibus no primeiro momento explicamos como funciona o projeto para que eles entendam, depois tem a contação de história, pois é a semente que a gente planta para que os estudantes possam viajar nesse universo imaginário da literatura. Logo depois as crianças ficam livres para escolher o livro que quiserem ”, destaca Meire, acrescentando que o estímulo acontece de imediato assim que os alunos entram no ônibus.

Estudante Paulo Victor e a diretora Lucrécia Márcia aprovaram iniciativa. Foto: Jamerson Soares(estagiário)/Ascom Semed
Estudante Paulo Victor e a diretora Lucrécia Márcia aprovaram iniciativa. Foto: Jamerson Soares(estagiário)/Ascom Semed

Durante todo o dia, o ônibus ficou estacionado em frente à unidade escolar, promovendo o acesso à leitura, encantando e estimulando os estudantes. “É muito importante esse incentivo, porque a gente aprende mais e estimula nossa mente. Sempre gostei muito de ler e de todas essas histórias que foram contadas no ônibus, é divertido, adoraria que viesse sempre’’, disse Paulo Victor de 13 anos, do oitavo ano.

Segundo a diretora escolar, Lucrécia Márcia, na era digital, essa é uma forma de fazer com que os estudantes encontrem o prazer de folhear um livro, se sentindo abraçados em um ambiente inusitado. “Os meninos estão encantados, foi uma euforia para entrar no ônibus, assim que ele parou na frente da escola. Ações como essa são muito importantes para propagar o conhecimento das crianças, desenvolver novos olhares, e fazer com que elas desfrutem do prazer impagável da leitura”, enfatiza a diretora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.