Avanços nas políticas públicas de educação inclusiva são apresentados em audiência na Câmara

Investimentos estão sendo feitos para garantir o acesso e a qualidade da educação aos estudantes com deficiência e transtornos de aprendizagem

Julita Bittencout (estagiária)/Ascom Semed 13/02/2023 às 14:46
Avanços nas políticas públicas de educação inclusiva são apresentados em audiência na Câmara
Secretário de Educação de Maceió apresenta investimentos do Município na Educação Inclusiva. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O secretário de Educação de Maceió, José Neto, apresentou os investimentos realizados pela Prefeitura de Maceió na Educação Inclusiva, numa audiência pública realizada nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Maceió. A rede pública de ensino da capital conta com 3.505 estudantes com algum tipo de deficiência ou transtorno de aprendizagem, matriculados nas escolas. 

Para garantir o acesso e a qualidade do ensino e da aprendizagem destes alunos, a Prefeitura de Maceió tem investido em salas de recursos, em profissionais qualificados e no transporte escolar acessível.

“Temos buscado incessantemente a melhoria e a inclusão dos alunos na rede municipal. A prova disso é que hoje temos mais de mil profissionais de apoio escolar. A gente espera que agora em 2023 seja sanada a carência desses profissionais. A gente também tem promovido formações técnicas para que eles possam ajudar ainda mais nossos estudantes com deficiências”, afirmou José Neto.

Na ocasião, a coordenadora de Educação Especial da Semed, Cláudia Valéria, destacou os dados referentes a investimentos e políticas públicas voltadas para alunos com deficiência e transtorno de aprendizagem. Para Cláudia Valéria, o maior desafio da Educação é manter esses alunos na sala de aula.

“Nós temos contratado profissionais de apoio escolar para acompanhar essas crianças em suas atividades de higiene, alimentação e locomoção. Estamos ampliando as salas de recursos da rede municipal, nas quais são desenvolvidos trabalhos importantes com os alunos com deficiência. São nesses espaços que todo o apoio e suporte são fornecidos ao professor, para que ele consiga trabalhar com a criança”, explicou.

TEA

O número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA ) matriculados na rede pública de Maceió triplicou desde o início da gestão JHC. Em 2020 eram 315 alunos, em 2021, subiu para 540 e, em 2022, chegou à quantidade de 925 estudantes com TEA inseridos nas escolas públicas da capital.

Assim como o número de estudantes com deficiência cresceu na rede, a Educação também ampliou o quadro de funcionários qualificados para atendê-los. Em 2020, a rede municipal contava com 500 profissionais de apoio escolar, em 2022, o número duplicou para 1.029. A rede de ensino pública de Maceió conta, ainda, com 132 professores do atendimento educacional especializado (AEE).

Além de todos os investimentos, 80% das escolas da rede pública de ensino de Maceió possuem acessibilidade, para garantir a autonomia e segurança dos alunos. E como forma de promover ambientes escolares adaptáveis, todos os novos projetos possuem acessibilidade. Já as unidades mais antigas serão reestruturadas.

Parcerias

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também tem trabalhado ao lado de instituições filantrópicas para atender esses estudantes. Hoje, a rede conta com 690 alunos com deficiência assistidos pelas instituições, sendo na Associação Pestalozzi, 300 estudantes, AAPPE com 160, Fandown com 100 e a Funcae com 130 alunos.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.