Avaliações diagnósticas contribuem com estratégias educacionais em Maceió

Na Escola Municipal Maria de Lourdes Nunes, avaliação de fluência em leitura foi feita nesta quinta-feira (4)

Jamerson Soares/Ascom Semed 04/04/2024 às 15:56
Avaliações diagnósticas contribuem com estratégias educacionais em Maceió
Estudantes do 1º aos 9º anos participam das avaliações. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Estudantes do 1º ao 9º anos da Escola Municipal Maria de Lourdes Nunes Bezerra, localizada no bairro Mangabeiras, participaram nesta quinta-feira (4), das avaliações diagnósticas objetivas e de fluência em leitura. O objetivo das atividades é identificar o nível de proficiência em Português e Matemática e de fluência de leitura na qual o aluno se encontra e traçar estratégias educacionais para um melhor desempenho em sala de aula.

As avaliações diagnósticas são executadas em sala de aula pelos professores das unidades escolares, com o direcionamento e o suporte da Coordenação Técnica de Avaliação Externa e da Coordenação Técnica de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Maceió (Semed).

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Darly Santana, as avaliações são aplicadas no início de cada ciclo para que a direção e o corpo docente possam mapear o que está dando certo no conteúdo programático, como também para observar o que pode ser potencializado de conhecimento aos alunos.

"As atividades são de Português e Matemática e acontecem hoje e amanhã em toda a escola. Isso contribui muito, de forma positiva, porque essas duas disciplinas traçam todo o norte das outras disciplinas da grade curricular. Como é uma avaliação diagnóstica, a gente está podendo identificar aquilo que o aluno já traz de bagagem no ano letivo anterior. Então, vemos o que tem de positivo no ano anterior e o que podemos ajudar a melhorar neste ano vigente", explicou a coordenadora.

A aluna Lorena Gomes, 10 anos, estuda no 5º ano e fez as provas. Ela contou que foi um pouco difícil, mas conseguiu fazer, porque lembrou de muitos conteúdos aprendidos na escola.

"Deu para fazer a prova sim, foi tranquila. A gente tem estudado muitos assuntos de matemática, formas geométricas, muitas coisas. Na prova, o que me chamou mais atenção foram questões sobre a relação entre cálculos e práticas esportivas. E eu costumo estudar em casa, só que gosto e estudo mais quando estou na escola", contou a menina.

Os estudantes também participaram da avaliação de fluência em leitura, disponibilizada pela Associação Bem Comum, ONG parceira, que presta assessoria educacional à Semed. Para a técnica pedagógica de Ensino Fundamental da Semed, Mayara Cordeiro, a ação é de extrema importância, porque é a partir dela que os professores vão planejar as próximas atividades e fundamentar sua prática na busca pela fluência dos alunos.

"Essa avaliação, a gente faz individualmente com os alunos chamando-os para fazer a leitura do texto, frases, sílabas para entender qual o nível de leitura que eles estão. Avaliamos se o aluno vai ler com prosódia, com precisão e tempo adequados ao ano e idade escolar. Identificando o nível de cada um, poderemos criar novos caminhos para auxiliá-los nessa fluência", destacou Mayara.

Cerca de 37 mil estudantes nesta modalidade de ensino, tanto na leitura, quanto na escrita, vão participar das avaliações.

O diagnóstico teve início em Fevereiro e prossegue até a primeira semana de abril, com a publicação prevista do resultado no dia 15 deste mês.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.