Auxiliares de sala ajudam na transformação da Educação Infantil na rede municipal

Em parceria direta com professores, auxiliares compõe equipe que sustenta as condições necessárias para o desenvolvimento infantil

Janaína Farias/Ascom Semed 13/12/2025 às 11:00
Auxiliares de sala ajudam na transformação da Educação Infantil na rede municipal
A presença diária desses profissionais garante um ambiente acolhedor. Foto: Divulgação

Os auxiliares de sala desempenham um papel fundamental na vida das crianças desde os primeiros anos, atuando em parceria direta com o professor e contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos estudantes da rede municipal de educação de Maceió. Hoje, a Secretaria Municipal de Educação(Semed) conta com cerca de 640 auxiliares de sala, distribuídos em 63 Centros Municipais de Educação Infantil(CMEIs) e 13 escolas de Ensino Fundamental que ofertam esta etapa da educação básica.

A presença diária desses profissionais, que realizam acolhimentos, cuidam e educam ao longo de todo o ano, garante um ambiente acolhedor, organizado e propício à aprendizagem, assegurando que cada criança seja ouvida, respeitada e estimulada a desenvolver plenamente suas capacidades. Mais do que apoiar rotinas, eles fazem parte do processo educativo, promovendo segurança afetiva, ampliando experiências e fortalecendo vínculos essenciais para o crescimento integral das crianças.

A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Thainy Lira, destaca que o trabalho do auxiliar é indissociável do ato de educar. “Falar do trabalho do auxiliar na Educação Infantil é reconhecer que cuidar e educar são dimensões inseparáveis na prática pedagógica com crianças, desde bebês”, afirma.

Segundo ela, esses profissionais atuam em parceria direta com o professor de referência, “compondo uma equipe que sustenta, no cotidiano, as condições necessárias para que cada criança viva e se desenvolva integralmente”, complementa.

Thainy reforça que o papel do auxiliar vai muito além de ações operacionais. Ela explica que cada gesto de cuidado também educa, “Pois cada troca, cada acolhida, cada gesto de atenção comunica valores, promove segurança afetiva, possibilita vínculos e amplia experiências”.

Para a coordenadora, reconhecer a importância desses profissionais significa reconhecer que nenhum professor trabalha sozinho. “A potência do fazer pedagógico nasce da colaboração e do compromisso coletivo com uma educação que respeita ritmos, necessidades e culturas infantis”, frisa.

Papel imprescindível

A auxiliar de sala Mayrianne Souza de Alcantara Urtiga, que atua há 14 anos na função e há 3 anos como docente, conta que sua rotina envolve tanto o planejamento quanto a execução das propostas pedagógicas. No CMEI Graciliano Ramos, ela trabalha como professora no turno da manhã, com uma turma de 20 crianças de 5 a 6 anos, e trabalha como auxiliar no turno vespertino, também com 20 crianças, de 4 a 5 anos.

“Na função de auxiliar, tenho como atribuições, participar do planejamento pedagógico, auxiliar as crianças na execução das propostas pedagógicas, no cuidado de si, dos materiais e espaços de uso coletivo e individual. Compreendo que o papel do auxiliar de sala é imprescindível para o planejamento, execução, avaliação contínua e acompanhamento do desenvolvimento integral das nossas crianças”, afirma.

Mayrianne conta que o trabalho do auxiliar é indispensável para o desenvolvimento integral dos pequenos. “O papel do auxiliar de sala é imprescindível para o planejamento, execução, avaliação contínua e acompanhamento do desenvolvimento integral das nossas crianças”, diz.

Segundo a auxiliar de sala, é crucial uma formação inicial e continuada, por atuar diretamente com as crianças. “É importante entender o currículo ampliado da rede, saber a concepção de criança e de educação infantil e princialmente compreender que as nossas diretrizes o cuidar e o educar são indissociáveis”, destacou, acrescentando que faz parte da rotina preparar espaços que convidem as crianças à participação ativa, investigativa e exploratória, “uma missão que exige do auxiliar de sala uma preparação, organização e mediação nas experiências vividas pelas crianças.”

Ela relata também os desafios e as recompensas do processo de adaptação. “Receber nossas crianças inseguras, chorosas, tímidas, muitas vezes em sua primeira experiência escolar, é sempre desafiador. Mas acompanhar sua evolução é muito prazeroso”, afirma. Emocionada, Mayrianne lembra ainda das pequenas grandes conquistas que testemunha todos os dias: “Ver os olhos da criança brilhando ao conseguir construir suas produções, realizar um reconto literário ou vencer a timidez enche nosso coração de afeto e de dever cumprido.”

“Acompanhar o progresso das crianças desde o primeiro traço até o final do ano letivo, com desenhos repletos de formas e representações, é um dos maiores presentes da profissão”, finaliza.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.