Aulões preparam estudantes de escolas municipais para avaliação nacional
Exames do Saeb serão realizados em outubro
As escolas municipais já começaram a se preparar para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que está prevista para acontecer em outubro. Neste sábado (17), diversas unidades de ensino promoveram aulões de língua portuguesa e matemática, com o objetivo principal de estimular o raciocínio lógico, a interpretação de textos, resolução de problemas e a interação entre os estudantes e a comunidade escolar.
A Escola Municipal Higino Belo, localizada no Farol, recebeu calorosamente os alunos, com música, dinâmicas, mensagens de motivação, aplicação de atividades teóricas e práticas, e simulados. Os estudantes também ganharam cadernos de questões baseadas na avaliação Saeb, para treinarem na escola e em casa. Antes de começar as atividades, foi realizado um alongamento e relaxamento corporal, com o professor de Educação Física, Anderson Teófilo.
"O objetivo desse alongamento foi realizar a ativação neural das crianças, visto que é um sábado e os alunos geralmente não costumam ir para a escola neste dia. Essa ativação foi importante para que no momento da aula eles estivessem preparados para absorver melhor o conteúdo", explicou o professor.
Para a diretora da escola, Jesus Leal, essa iniciativa visa melhorar o índice do IDEB e também repor a aprendizagem dos alunos, que foram prejudicados devido à pandemia. "Após muito tempo depois da pandemia, muitos alunos chegaram aqui até sem saber o alfabeto. Hoje estou muito feliz. Me surpreendi também porque dia de chuva, num sábado, e veio 50 crianças. Eles estão muito empolgados. Foi uma semana trabalhada não só com eles, mas também com os pais. Eles abraçaram esse projeto", destacou.
"Esses aulões são de grande valia, porque os nossos alunos melhoram no desempenho da aprendizagem referente ao português e matemática. Não só nessas matérias, mas também em outros componentes curriculares, habilidades socioemocionais, a interação, o trabalho em grupo, a concentração. Estamos os preparando não só para a avaliação, mas também para a vida, para que eles possam ser futuros cidadãos", complementou a vice-diretora, Carla Gaspar.
A aluna Isabele Vitória, de 10 anos, contou que gostou da recepção que a escola fez. "Gostei muito da recepção das diretoras, minha professora também é muito boa, eu amo essa escola. Elas receberam a gente com carinho, com mensagens e braços abertos, e eu amei. Gostei das atividades, acertei quase tudo", comemorou Isabele.
Na Escola Municipal Olavo Bilac, localizada no Feitosa, os estudantes participaram de uma competição de perguntas e respostas produzida pelas próprias professoras. Eles se dividiram em grupos e o líder respondia a questão em voz alta. Houve também uma dinâmica do soletrando.
"São contextos que estão sendo utilizados em sala de aula, principalmente a leitura, interpretação de texto e raciocínio lógico. Começamos hoje, fazíamos em sala de aula com perguntas e respostas, simulados, mas nada direcionado ao Saeb. Eles ficam bastante motivados. É algo novo e prazeroso, e pra gente como educador é gratificante", disse a vice-diretora, Lucielma Torres.
A estudante Maria Luiza da Silva, 12 anos, afirmou que ficou feliz e animada com os jogos interativos. "Eu estava nervosa por causa das perguntas, mas depois me acostumei e fiquei mais calma. Estou feliz, porque estou aprendendo bastante e porque meu grupo ganhou. Aqui eu aprendi primeiro a olhar o texto com atenção para depois responder", contou.
Prova Saeb
Realizado desde 1990, o Saeb é um conjunto de avaliações externas que permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, as provas que integram o sistem avaliativo refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas na avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Os aulões nas escolas municipais partem do planejamento das ações do programa Escola 10, com incentivo da rede pública municipal de ensino, para que as escolas pratiquem com os alunos a característica da aplicação e o preenchimento dos gabaritos, como também os ritmos de aprendizagem dentro dos descritores. Cada escola estabelece seu dia de atividades.
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