Aulas da rede municipal serão retomadas com garantia de segurança, conforto e qualidade

Estudantes contarão com uma série de melhorias que vão assegurar qualidade no desempenho escolar

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed 07/02/2022 às 16:30
Aulas da rede municipal serão retomadas com garantia de segurança, conforto e qualidade
Educação promoveu série de melhorias para assegurar conforto de estudantes na volta às aulas. Foto: Leonardo André

O retorno dos estudantes da rede municipal às atividades 100% presenciais nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) acontece na próxima segunda-feira (14). A fim de assegurar um retorno seguro, a Prefeitura de Maceió, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu uma série de melhorias em serviços que contribuirão para o conforto destes estudantes em ambiente escolar.

Para o secretário de Educação, Elder Maia, o objetivo é garantir o pleno aprendizado aos estudantes com o retorno presencial. “O importante, neste momento, é permitir que as crianças voltem a frequentar a escola. Nenhum adiamento será benéfico agora para a comunidade escolar e para os mais de 54 mil estudantes da rede, que estão com diversos déficits de aprendizagem. Acreditamos que, desta forma, recuperaremos a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.

Durante os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, um intenso trabalho de reforma e manutenção foi realizado pelas equipes de engenharia da Semed, alcançando 96% das unidades educacionais. Foram realizadas melhorias na infraestrutura das escolas com o objetivo de garantir a qualidade do funcionamento dos equipamentos escolares para o retorno presencial dos estudantes. A previsão é de que ainda em fevereiro, 100% das unidades de ensino do Município já retornem em pleno funcionamento.

Escolas foram reformadas e tiveram espaços adequados para o conforto e segurança dos alunos. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed
Escolas foram reformadas e tiveram espaços adequados para o conforto e segurança dos alunos. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

O transporte escolar, com veículos seguros, está garantido a cerca de 19 mil estudantes de todas as localidades do município de Maceió. A ampliação de 25% na oferta deste serviço irá garantir um deslocamento seguro dos estudantes de todas as modalidades de ensino da rede municipal. Para isso, a Educação conta com motoristas e monitores qualificados que receberam kits de proteção individual.

Transporte vai garantir mobilidade segura para os estudantes da rede municipal. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed
Transporte vai garantir mobilidade segura para os estudantes da rede municipal. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

A alimentação dos estudantes da rede municipal também será garantida de forma ampla e efetiva. Além da entrega a familiares e responsáveis de 54 mil kits de alimentos, provenientes da agricultura familiar, a Prefeitura de Maceió irá ofertar, ainda, o café da manhã aos estudantes do Ensino Fundamental, uma vez que muitos pertencem à famílias que dispõem de poucos recursos e não conseguem fornecer esta parte da alimentação diária.

Com a contratação de 576 novos profissionais, através do Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Prefeitura de Maceió, a educação do Município ganha um reforço significativo para o retorno às aulas presenciais. Realizado com a devida celeridade e urgência, o PSS garantiu a aquisição de psicólogos, assistentes sociais, professores e outros profissionais de diversas áreas que vão atuar nas escolas da rede pública municipal de ensino.

Quadro docente ganhou importante reforço para o retorno presencial. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Quadro docente ganhou importante reforço para o retorno presencial. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O conforto, bem-estar e integração dos estudantes dentro do ambiente da sala de aula também foi priorizado com a entrega de mais de 23 mil itens, que irão renovar em 80% a mobília de todas as unidades educacionais da rede, com um investimento de R$ 34 milhões. A distribuição de todos os itens está prevista para acontecer nas próximas semanas.

Todas as melhorias realizadas pela Prefeitura de Maceió visam contribuir para um retorno seguro e garantir a permanência de todos os estudantes matriculados em sala de aula.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.