Aulão pré-Enem, promovido pela Prefeitura de Maceió, reúne mais de mil estudantes

Participaram alunos matriculados no 3° ano do ensino médio e também egressos das redes pública e privada

Janaina Farias/Ascom Semed 26/10/2025 às 14:08
Aulão pré-Enem, promovido pela Prefeitura de Maceió, reúne mais de mil estudantes
O evento reuniu mais de mil alunos e diversos professores de destaques nacional e de destaques do estado. Foto: Carol Cordeiro.

Mais de 1.000 estudantes participaram do aulão pré-Enem “Educar é Massa”, realizado neste domingo(26), no Centro Cultural Cesmac, em Maceió. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e teve como foco a preparação dos alunos para o Enem, oferecendo um dia inteiro de aprendizado e motivação.

O evento reuniu 16 professores, entre eles educadores reconhecidos nacionalmente por seus projetos educacionais e pela produção de conteúdo em plataformas digitais como YouTube, Instagram e TikTok, além de professores de destaque do estado, que compartilharam dicas, estratégias e experiências para ajudar os estudantes a alcançarem um bom desempenho no exame.

O secretário municipal de Educação, Luiz Rogério, recepcionou os estudantes e ressaltou que o aulão foi planejado com muito cuidado e dedicação, atendendo a uma solicitação do prefeito JHC. Ele destacou, ainda, que o objetivo principal da ação é fortalecer o aprendizado dos estudantes e prepará-los para o Enem.

“O que é mais importante por trás de toda essa programação é o carinho com que foi preparada, a pedido do nosso prefeito JHC. É uma alegria enorme podermos, junto com ele e com toda uma grande e dedicada equipe, proporcionar um momento como esse, para fortalecer o conhecimento dos nossos alunos e prepará-los para o Enem”, afirmou.

“Sigam de cabeça erguida, com foco e determinação, porque tenho certeza de que vocês alcançarão seus objetivos na prova”, prosseguiu Luiz Rogério, se dirigindo às centenas de alunos presentes.

Segundo ele, tudo isso só foi possível graças "ao timaço que faz a Secretaria de Educação funcionar com excelência".

O secretário também participou do sorteio de brindes e anunciou a estudante Amanda Sandriele, de 18 anos, como a ganhadora de um tablet.

A subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, destacou a importância do aulão, como “uma grande oportunidade para os estudantes de Alagoas”.

“O auditório está superlotado, com mais de mil estudantes não só de Maceió, mas também de várias cidades do estado, como Arapiraca”, comemorou, ressaltando que o evento reuniu alunos de escolas públicas municipais, estaduais, privadas e também egressos da rede pública.

“É uma grande oportunidade oferecer aos nossos alunos um momento como esse, em um ambiente bem estruturado, com professores renomados e tudo gratuito, inclusive o material didático e as camisas”, destacou.

Para o professor Beto Brito, apoiador do projeto, a proposta foi oferecer uma experiência ampla e dinâmica. “Não é um aulão com apenas três ou quatro professores, e sim com 16 educadores, contemplando todas as disciplinas”.

Ele explicou que a intenção é estimular os alunos e contribuir para que cheguem ao exame motivados para responder muitas questões.

"Além dos alunos matriculados em escolas públicas e privadas, o evento também teve como foco estudantes egressos da rede pública que, atualmente, não estão vinculados a nenhuma instituição de ensino, grupo considerado mais vulnerável. Essa iniciativa busca ampliar o acesso à educação e criar novas oportunidades de ingresso no ensino superior, especialmente por meio do Sisu e de outras formas de entrada nas universidades federais", concluiu o professor

Primeiro passo para o futuro

Os irmãos gêmeos Marina Galindo Coutinho e Mário Victor Galindo Coutinho, de 15 anos, estudantes da Fundação Bradesco, participaram do aulão já de olho no futuro acadêmico.

Para Marina, este é um momento decisivo na vida escolar. “É o período em que a gente tem que começar a pensar no futuro e participar mais desses aulões, pois motiva a gente a estudar mais”, afirmou.

O irmão, Mário Victor, compartilha do mesmo entusiasmo. Segundo ele, os aulões representam o primeiro passo para o futuro. “Entrar em uma faculdade federal é um sonho”, declarou.

A estudante do último ano do ensino médio na Escola Estadual Dr. Edson Santos Bernardes, Aline Matcki, de 18 anos, destacou a importância da iniciativa:

“Fico muito feliz, porque nem sempre a gente tem o suporte suficiente na escola para o vestibular. Acho que eventos como esse são muito importantes”.

Aline também faz cursinho à noite e está animada com o futuro. Ela conta que pretende seguir carreira na área da fonoaudiologia.

O professor de Biologia, João Born, destacou que "o aulão do pré-vestibular Educar é Massa está trazendo, de maneira totalmente democrática, o ensino e a preparação para a aprovação dos alunos da rede pública. Isso é extremamente importante para a vida e para o desenvolvimento social aqui em Alagoas, especialmente em Maceió. Tudo isso graças a iniciativa da Prefeitura".

Programação

O evento teve início às 8h, prosseguindo até às 17h30 e contemplando todas as áreas do conhecimento, com dicas e orientações motivacionais aos participantes.

A programação contou com convidados de diversos estados e nomes conhecidos na internet por seus projetos de ensino em Química, Português, Matemática e Redação, como o professor Kenedy Ramos do canal Bio Explica, Carol Mendonça do canal Português para Desesperados, professor Paulo Pereira do Equaciona, e outros profissionais que Humanas por Habilidades, Moleculando e Foco no Mil, que é uma plataforma de redação.

Professores de destaque em Alagoas também marcaram presença, como Jaguar (Matemática), João Born (Biologia) Fil (Física) e outros.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.