Através do Matrícula Móvel, casal decide retomar os estudos e faz matrícula no EJAI

Ação esteve em diversos bairros de Maceió e termina na sexta (18)

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 17/03/2022 às 08:46
Através do Matrícula Móvel, casal decide retomar os estudos e faz matrícula no EJAI
Nildete e Sérgio decidiram voltar a estudar e se matricularam no EJAI por meio do Matrícula Móvel. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O ônibus do Matrícula Móvel da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estacionou no bairro do Jacintinho, nessa quarta-feira (16). Na ocasião, um casal decidiu junto voltar aos estudos e se matriculou no Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). A ação visa preencher as vagas remanescentes da rede pública de ensino e será concluída na sexta (18).

Ônibus do Matrícula Móvel estacionou no bairro do Jacintinho. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Ônibus do Matrícula Móvel estacionou no bairro do Jacintinho. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O Matrícula Móvel é um serviço da Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, e tem o objetivo de dar oportunidade aos futuros alunos que não conseguiram realizar a matrícula. A ação teve início na última quinta (10) no Conjunto Maceió I. As próximas paradas são na Chã de Jaqueira, nesta quinta (17) e no Benedito Bentes, na sexta (18), destino final do serviço.

Nildete Matos, de 48 anos e Sérgio da Silva, de 58 anos, estão juntos há 28 anos e finalmente conseguiram realizar o sonho de voltar a estudar.

"Vai ser ótimo para pelo menos ocupar a mente e terminar os meus estudos porque eu não terminei. Parei na 6ª série porque aconteceram coisas muito difíceis na minha vida. Estou achando a ação muito boa, porque eu não tinha conseguido vaga, aí agora consegui bem rápido e bem perto da minha casa. Vai ser bom a gente estudar junto porque um vai ajudar o outro", contou Nildete.

"Me matriculei para terminar os estudos. Acho necessário porque vai ocupar minha mente. Achei bacana essa ação do Matrícula Móvel, e pertinho de casa, melhor ainda", completou Sérgio.

Outra pessoa que participou da ação foi a Roseane Santiago, profissional de serviços gerais e merendeira. Roseane matriculou seus netos David Guilherme, Débora Williane e Jéssica Hadassa, de 14, 11 e 6 anos. Ela acredita que é importante os jovens terminarem os estudos.

Roseane Santiago com seu neto no Matrícula Móvel no bairro do Jacintinho. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Roseane Santiago com seu neto no Matrícula Móvel no bairro do Jacintinho. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

"Eles vão estudar no bairro Mangabeiras, perto daqui do Jacintinho. Para mim, a ação foi maravilhosa porque a gente estava em desespero. Toda a vida estavam estudando particular e agora não estamos podendo pagar. A mãe deles mesmo estava desesperada com medo que eles percam o ano. É muito importante as crianças terminarem os estudos", contou.

Coordenadora pedagógica da escola Kátia Pimentel, Gedida Valença. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Coordenadora pedagógica da escola Kátia Pimentel, Gedida Valença. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Kátia Pimentel Conceição, Gedida Valença, também esteve presente no local para dar suporte à ação. Segundo ela, é com esse serviço que muitos alunos da comunidade são alcançados. "A matrícula não é apenas para esta escola, é para mais escolas da rede e por isso é importante. O projeto vem até a comunidade, o que ajuda a atingir melhor esse público. A escola é um espaço onde esses alunos têm condições de desenvolverem a socialização, a aprendizagem, e é muito importante que esse público esteja na escola", disse a coordenadora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.