Atividades lúdicas resgatam tradições juninas no CMEI Dulcinete Barros Alves

Durante este mês, crianças da educação infantil participaram de diversas ações em torno da montagem de um arraial, aprendendo sobre as festas juninas, ritmos, danças, comidas típicas e muito mais

Julita Bittencourt/Ascom Semed 21/06/2025 às 10:00
Atividades lúdicas resgatam tradições juninas no CMEI Dulcinete Barros Alves
Crianças saborearam milho assado durante o projeto Ateliê dos Sabores. Foto: Cortesia

No coração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dulcinete Barros Alves, na Serraria, o ar festivo de São João tomou conta. Os 154 pequenos corações pulsaram ao ritmo do forró, enquanto bandeirinhas coloridas enfeitaram o céu de papel. Entre brincadeiras, danças e o aroma irresistível de milho assado, professores teceram uma teia de aprendizado, onde a tradição junina se encontra com o desenvolvimento infantil.

Uma celebração que vai além da festa, plantando sementes de cultura e identidade nos futuros cidadãos. Assim foram os últimos dias de preparação do arraiá do CMEI, realizado na quarta-feira (18), encerrando as atividades antes do recesso escolar.

Durante o projeto Ateliê dos Sabores, os pequenos do CMEI Dulcinete Barros Alves descobriram um novo elemento, o fogo, bem como o sabor do milho assado.

“Olha o cabelo do milho, tia, está todo arrepiado!”, disse a pequena Maria Luiza, “o fogo é muito perigoso! Ele queima e faz dodói!”, afirmou Asafe. Esses são alguns dos relatos das crianças durante a atividade e que foram registrados pela professora do maternal 2, Lenice Lira. A educadora conta como foi a desenvoltura desse momento.

“As crianças reunidas ao redor da fogueira/fogo, com as mãos na palha, risos espalhados pelo ambiente do nosso território de aprendizagens. Puderam descobrir e se encantar com esse potente elemento natural, o fogo, e vislumbrar o processo de transformação do milho assado pelo calor do fogo. Mais uma linda e saborosa vivência da nossa culinária nordestina carregada de saberes, sabores e sentidos”, relatou.

A coordenadora pedagógica do CMEI, Luciana Araújo, explicou que o objetivo do Ateliê dos Sabores é integrar aprendizagem, cultura, alimentação saudável, e desenvolvimento sensorial, por meio de experiências práticas, significativas e interativas com os alimentos.

“Ele proporciona às crianças experiências sensoriais, culturais e educativas através do contato direto com diferentes alimentos, estimulando o paladar, a curiosidade, a socialização, e a valorização da alimentação saudável e das tradições alimentares.

O Ateliê de Sabores é uma proposta rica, que une cuidado, cultura, criatividade e educação, promovendo o desenvolvimento integral das crianças de forma prazerosa e significativa”, pontuou.

Projeto Luiz Gonzaga: Encantos e Versos

Já no projeto Oxente, Meu Nordeste! Luiz Gonzaga EnCantos e Versos, as crianças foram apresentadas ao universo simbólico do sertão, do forró, das festas juninas e da poesia popular. Ele nasceu do desejo de apresentar às crianças a beleza e a força da cultura nordestina.

“O projeto teve como foco a valorização da cultura nordestina, com destaque para a obra de Luiz Gonzaga, figura central da cultura nordestina, por meio de músicas, versos e tradições ligadas à sua obra. Além de proporcionar às crianças uma série de experiências pedagógicas que envolveram sentidos, sabores, saberes e tradições populares”, destacou a coordenadora.

Charraiá

No CMEI Dulcinete Barros Alves, até o plantão pedagógico foi no clima junino. As educadoras realizaram um Charraiá com as famílias das crianças do Maternal 2. O encontro foi marcado por doces acolhimentos, alegria, interações e muito brincar para celebrar em família.

A professora Lenice explicou como foi pensando esse momento em família. “É um momento em que as professoras recebem as famílias para trocas importantes. Estes momentos são essenciais de diálogos, escuta, esclarecimentos e crescimento na parceria entre família e escola. Um vínculo que para nós é muito valioso. Então preparamos um delicioso Charraía - Chá literário. Entre uma prosa e outra, a leitura de um cordel sobre a família”, explicou.

Uma das atividades realizada foi a tradicional pescaria, uma das brincadeiras mais queridas de todos os festejos juninos. O momento contou com a participação ativa dos pequenos e grandinhos - pais e responsáveis - em vivenciar juntos uma divertida aventura.

“O plantão pedagógico foi ótimo. Nós, pais, conseguimos ver como funciona o dia a dia da escola e os cuidados dos professores, além de participar da dinâmica deles foi ótimo. O chá foi uma maravilha, eu, o João Vinicius e o papai dele amamos muito”, revelou Islane, mãe de João Vinicius.

“O charraiá foi perfeito! Foi um momento dinâmico bem legal e tranquilo onde conversamos sobre nossa cultura, tomamos um chá, fortalecemos nosso vínculo familiar, registramos momentos e nos divertimos”, afirmou Laiza, mãe de Laura Rhaelly.

Por fim, a coordenadora pedagógica Luciana, destacou a importância do resgate cultural e tradicional para as crianças através de brincadeiras e atividades lúdicas.

“O resgate cultural e tradicional é muito mais do que lembrar o passado. Ele nos ajuda a entender quem somos, de onde viemos e por que devemos valorizar nossas origens. Para as crianças, é essencial conhecer tradições, histórias, músicas e brincadeiras antigas, porque fortalece a identidade, estimula o respeito pelas diferenças e ensina valores importantes, como a solidariedade e o respeito aos mais velhos”, concluiu.

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