Alunos vivem expectativa de disputar primeira Olimpíada de Matemática

Redação 02/10/2021 às 17:00
Alunos vivem expectativa de disputar primeira Olimpíada de Matemática

Provas serão aplicadas nos dias 3, 4 e 5 de novembro

Alunos da rede municipal de ensino de Maceió estão vivendo a expectativa de participar da primeira Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²). Eles narram suas rotinas de estudos e falam da vontade de receber uma premiação na competição municipal.

Lançada no início deste mês de outubro pela Prefeitura de Maceió, a OM² irá contemplar quase 9.492 mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de 30 escolas da rede municipal. O número de inscritos superou as expectativas previamente estimadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que deverá aplicar a prova nos dias 3, 4 e 5 de novembro.

Alunos falam de expectativa para participação na Olimpíada de Matemática de Maceió. Foto: Pâmela de Oliveira / Ascom Semed

Débora Verônica Almeida é aluna do 9º ano da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento e fala da vontade de prestigiar a escola e seus professores através da conquista de uma medalha na competição.

“Estou me esforçando muito, estudando em casa através das aulas online, para a prova da Olimpíada. Quero conquistar uma medalha e honrar a minha escola e o meu professor Marcos que eu gosto muito”, disse.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem sido uma das referências entre os alunos que irão participar da Olimpíada de Matemática de Maceió. Ana Clara Vieira, de 15 anos, participará das duas competições e também falou de suas expectativas.

“Já participei da OBMEP e foi uma experiência muito incrível. Para a primeira Olimpíada de Matemática de Maceió estou com grandes expectativas, estudando muito e pegando algumas referências para a prova. No meu dia a dia, muitos professores me motivam, além da minha mãe e amigos”, contou.

Juliane Medeiros, coordenadora geral do Ensino Fundamental e coordenadora da OM², diz que o incentivo à presença dos alunos na competição municipal é importante para estimular uma disputa saudável entre os participantes.

“Estimular a participação dos estudantes é proporcionar oportunidades de comprovar seu conhecimento, de ampliar seus horizontes para competições saudáveis representando sua escola e nossa cidade. Além disso, oportuniza ao professor melhorar seu desenvolvimento profissional e otimizar as aulas com base nos conceitos matemáticos mais importantes para o nível que o estudante se encontra”, afirmou.

Esdras Santos, aluno da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, se inscreveu na OM² com boas expectativas. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

Sob a perspectiva de desmistificar a dificuldade que muitos estudantes costumam ter, a Olimpíada de Matemática busca, também, ensejar a cultura da prática da disciplina entre os estudantes. Esdras Santos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, se inscreveu na competição por vontade própria e já pensa no futuro.

“Eu busquei me inscrever na Olimpíada por gostar muito de matemática. Espero dar o meu máximo na prova pra ver como está meu desempenho da disciplina. A competição vai ajudar a abrir a minha mente, para no futuro eu conseguir resolver questões em concursos públicos e faculdades, é apenas o início”, concluiu.

Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.