Alunos participam de pesquisa que coleta dados para indicadores de qualidade da Educação

Questionário foi aplicado na Escola Municipal Jaime Amorim, na Santa Lúcia

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 25/10/2022 às 11:18
Alunos participam de pesquisa que coleta dados para indicadores de qualidade da Educação
Questionário é respondido de forma on-lline. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) segue realizando a aplicação dos Indicadores Educacionais de Qualidade nas Escolas da Rede Pública 2022. Nesta terça-feira (25) foi a vez dos alunos dos 7° anos da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, na Santa Lúcia, que participaram da pesquisa. Cerca de 30 estudantes responderam ao questionário on-line.

A pesquisa, que começou no início de setembro, tem sido um instrumento de coleta de dados muito importante para a rede municipal de ensino de Maceió, pois possibilita a compreensão de fenômenos que se apresentam cotidianamente nas escolas e aproxima a realidade escolar dos gestores. 

Os indicadores são aplicados nas turmas do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9° ano. No entanto, também podem e devem participar os gestores, professores e estudantes, mães, pais, responsáveis e funcionários das escolas.

No questionário on-line há perguntas que avaliam a qualidade da estrutura física da unidade escolar, se já houve discriminação dentro da escola, o ensino e as estratégias pedagógicas na sala de aula, a participação dos pais e da comunidade escolar.

De acordo com a técnica pedagógica do Ensino Fundamental, Lorena Martins, a pesquisa foi criada com base na metodologia de autoavaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ela fala como está sendo a aplicação dos indicadores.

Lorena Martins, técnica da Semed. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed
Lorena Martins, técnica da Semed. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

“Baseado nesse documento, nós selecionamos questões e tentamos adaptar a metodologia para a nossa realidade. Então, dividimos os alunos em grupos para que eles entrem em consenso para as respostas. Pela técnica que decidimos usar, a snowball, que a gente utiliza links pelo Google Forms para atingir, por exemplo, os responsáveis pelos alunos. Sendo assim, participando toda a comunidade escolar”, explicou. 

Ainda segundo a técnica, após a pesquisa, os dados serão tabulados e os resultados apresentados aos outros setores da secretaria. Ações serão desenvolvidas tendo como referência os resultados do questionário.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.