Alunos participam de apresentação de coco de roda em alusão ao mês do folclore

Crianças dançaram puderam conhecer sobre a dança tradicionalmente nordestina

Lílian Santos (estagiária) / Ascom Semed 29/08/2022 às 11:24
Alunos participam de apresentação de coco de roda em alusão ao mês do folclore
Grupo Coco de Roda Raízes Nordestinas. Foto: Cortesia

Durante o mês de agosto os alunos das escolas municipais de educação têm participado de momentos culturais em alusão ao mês do folclore. Na última sexta-feira (26), foi a vez dos estudantes da escola Yeda Oliveira dos Santos, localizada no bairro Village Campestre, participarem de uma apresentação de coco de roda, dança tradicional do nordeste, e conhecerem mais sobre as raízes do folclore alagoano.

A apresentação ficou por conta do grupo Coco de Roda Raízes Nordestinas que levaram toda a originalidade da dança nordestina, com atuação entre o tradicional e a inovação que envolveu as 220 crianças da escola no ritmo marcante do coco de roda.

Além de dançarem e se divertirem junto ao grupo de coco de roda, duas turmas da parte da manhã e tarde puderam conhecer e experimentar doces típicos de Alagoas. Os próprios alunos explicaram sobre o modo de preparo das comidas como bolos, cocadas e biscoitos diversos para os outros colegas da escola.

A diretora da Yeda Oliveira, Maria José, explicou que a iniciativa da apresentação surgiu durante as comemorações do São João. “Durante o andamento do nosso Projeto Junino houve uma motivação maior em relação a temática das danças e folguedos. Portanto, resolvemos aprofundar o assunto e trabalhar durante o mês de agosto. Toda a equipe se envolveu, principalmente as crianças, nossa comunidade é muito carente culturalmente, pouco conhece da nossa região”, explicou a diretora.

Sabrina Eduarda, 12 anos, aluna do 5º ano, conta que sentiu vontade de participar do grupo de coco de roda após a apresentação. “Achei muito interessante. É uma dança popular do nosso estado que eu conhecia pouco, depois da apresentação fiquei com vontade de conhecer melhor, quem sabe entrar no grupo para começar a dançar e valorizar nossa cultura”, finalizou Sabrina com empolgação.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.