Alunos do EJAI fecham ciclo de atividades antirracismo visitando a Serra da Barriga

Foram cinco dias de atividades extraclasse que incluíram oficinas, palestras, cinema e uma noite de beleza negra

Emanuella Lima/ Ascom Semed 15/06/2023 às 07:46
Alunos do EJAI fecham ciclo de atividades antirracismo visitando a Serra da Barriga
Alunos do Ensino de Jovens Adultos e Idosos visitam a Serra da Barriga. Foto: Cortesia

Alunos do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), da Escola Municipal Suzel Dantas, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, concluíram no sábado (10), as atividades do Projeto Práticas Pedagógicas Antirracistas.

A proposta desenvolvida na escola faz parte da tese de doutorado da professora Maria Cristina Conceição, responsável por diagnosticar e aplicar o ensino antirracista na grade curricular dos estudantes.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Lidja Maria, a atividade teve como objetivo principal ampliar o conhecimento dos estudantes acerca do tema. “Buscando trazer essa discussão e engajar os alunos neste contexto, todo o corpo docente da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Municipal Suzel Dantas se comprometeu com as atividades voltadas para esta temática. Além do trabalho em sala de aula, algumas atividades como palestras e oficinas foram organizadas”, explicou.

A aula de campo realizada no sábado foi a última atividade do projeto. No encontro, os alunos viajaram para a Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, e puderam se conectar com a ancestralidade presente no local.

“A visita ao memorial da Serra da Barriga foi um momento único e rico em vivências e conhecimentos para os alunos. Eles destacaram a importância dessa atividade, que reuniu conhecimentos adquiridos em sala de aula com a possibilidade da experiência de estar no memorial da Serra da Barriga”, disse a coordenadora.

Para os alunos, a experiência foi enriquecedora e muito especial. “Foi lindo, pois muitas coisas conheci e aprendi de um lugar que só ouvia falar”, compartilhou Ranuzia Ferreira, de 81 anos. “Conheci a história e estive na terra de Zumbi dos Palmares”, disse Maria Cleonice dos Santos, 46. Para Nancir Tavares, 63, a oportunidade de conhecer a Serra da Barriga foi a melhor parte. "Foi um dia maravilhoso e muito importante para mim", disse.

As atividades do projeto ocorreram nos dias 18 e 24 de maio, com cinema e palestra, e nos dias 01, 09 e 10 de junho com palestras, procedimentos estéticos e aula de campo. As atividades incluíram cinema (Cine Axé: Dudú e o Lápis Cor da Pele); oficina de turbantes, ministrada pela graduada Lucélia Thayná; a palestra "Embelezamento com Empoderamento Consciente da beleza Afro-brasileira", ministrada pela Terapeuta Capilar e Hair Stylist Dayse Maria Lins.

Os alunos participaram, ainda, de oficina de fitagem como técnica de finalização na definição dos cabelos cacheados, oferecida pelo Afro Estúdio Negra Beleza; assistiram a palestra "Valores Civilizatórios Afro-brasileiros – Eu o Outro e a Cultura Popular", proferida pelo professor/doutor Bruno Rogério Duarte (UNEAL/SEMED); e fizeram oficina de músicas e danças da cultura popular.

Por fim, ganharam uma noite da Beleza Negra e, fechando as atividades, foram à aula de campo em visita à Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Para a diretora, Maria Raquel de Lima Barros, as atividades foram muito importantes para os alunos e para os professores também. “É sempre muito proveitoso esse tipo de promoção de atividades extraclasse, pois os alunos têm a possibilidade de ampliar seus conhecimentos e saem da rotina diária. Isso é muito bom para os alunos da Ejai. Com certeza a escola irá promover outras atividades extraclasses como essa, pois acreditamos que essa dinâmica só enriquece o trabalho realizado no contexto escolar e se traduz na alegria e incentivo aos alunos”, concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.