Alunos do CMEI Liege Tavares analisam mosquito da dengue em microscópio

Foram contadas histórias com fantoches, formas de biscuit com as fases do mosquito e cartazes explicativos.

Lílian Santos (estagiária) / Ascom Semed 30/08/2022 às 09:52
Alunos do CMEI Liege Tavares analisam mosquito da dengue em microscópio
A ação foi em parceria com o Colégio Rosalvo Ribeiro, onde os alunos puderam utilizar o microscópio do espaço para analisar de perto o Aedes Aegypti. Foto: Cortesia

Com o objetivo de conscientizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre o mosquito da dengue, a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Liege Tavares de Albuquerque, Jacintinho, levou 15 alunos do 1º período para um momento de descoberta e aprendizado com a análise no microscópio do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

As professoras do CMEI contaram histórias com fantoches, formas de biscuit com as fases do mosquito e cartazes explicativos. Em seguida, os alunos observaram no microscópio as três fases do mosquito. A ação aconteceu em parceria com o Colégio Rosalvo Ribeiro.

Ladivane de Oliveira, coordenadora pedagógica, contou que a ideia da ação partiu da necessidade de falar sobre o causador da doença. “A professora Diana teve a iniciativa de aprofundar o assunto já pensando na possibilidade das crianças serem multiplicadoras, fiscalizadoras da prevenção e cuidados em seus lares”, explicou.

A coordenadora falou ainda que as crianças ficaram encantadas com tudo o que presenciaram, como a aluna Katellyn Vitória, de 4 anos. “Eu vi a larva, a cobrinha, a pupa. No 'escórpio' (se referindo ao microscópio) eu vi o mosquito e a larvinha se mexendo”, disse.

O assunto tem sido trabalhado em toda a escola e nos momentos de planejamento, junto a coordenação pedagógica, as professoras foi pensado em como ampliar esse conhecimento.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.