Alunos destaques da Escola Professora Maria José Clemente recebem certificados por desempenho escolar

Iniciativa tem o objetivo de estimular os estudantes na sala de aula, como também diminuir a evasão na unidade

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 07/06/2022 às 12:06
Alunos destaques da Escola Professora Maria José Clemente recebem certificados por desempenho escolar
Quatro dos cinco alunos que foram destaques em sala de aula da Escola Municipal Professora Maria José Clemente. Foto: cortesia

Aconteceu um dia diferente e de emoção na sala do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria José Clemente, localizada no Benedito Bentes. No local havia cerca de quinze alunos, professora, equipe pedagógica e artistas convidados. Entre os alunos, cinco se destacaram durante o 1º bimestre de aulas e receberam certificados como forma de reconhecimento pelo desempenho escolar.

Os certificados foram entregues na sexta-feira (3) no intervalo de uma ação artística referente à Olimpíada da Língua Portuguesa, com a participação dos poetas André Rodrigues e Lucineia Farias.

Coordenadora pedagógica da escola, Júlia Márcia Dias, celebrando o momento de certificação dos alunos. Foto: cortesia
Coordenadora pedagógica da escola, Júlia Márcia Dias, celebrando o momento de certificação dos alunos. Foto: cortesia

A ação foi desenvolvida apenas nos 5º anos por ser séries com alunos maiores e que estão deixando a unidade, já que ela comporta estudantes do 1º ao 5º ano. A partir do segundo bimestre, a mesma iniciativa será feita em outras turmas. A escola atende um total de 220 alunos.

Coordenadora-geral do Ensino Fundamental da Semed, Juliane Medeiros. Foto: Karla Lima/Ascom Semed
Coordenadora-geral do Ensino Fundamental da Semed, Juliane Medeiros. Foto: Karla Lima/Ascom Semed

A coordenadora-geral de Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliane Medeiros, aprovou a iniciativa e contou que ficou muito feliz pela estratégia desenvolvida na escola. "Práticas como essa devem ser divulgadas para que outras escolas possam reproduzir e angariar sucesso no trabalho pedagógico. Estratégias como essa nos deixa muito felizes porque são caminhos que promovem maior engajamento dos estudantes", afirmou Juliane.

Os pais dos estudantes que receberam o certificado fizeram uma surpresa para os filhos e estiveram presentes na sala. Izabella da Silva, Arthur Trajano, Isaías Estevão Tavares, Matheus Gabriel de Almeida e Taylã Guilherme Barros foram os alunos contemplados.

A professora da escola, Larissa Estevão, foi quem teve a ideia. Ela contou que o objetivo maior da iniciativa foi fomentar o interesse e o comprometimento dos alunos nas atividades escolares após esses dois anos de pandemia. Para a professora, foi um momento de carinho e agradecimento.

Professora Larissa Estevão discursando sobre o momento de reconhecimento dos alunos destaques. Foto: cortesia
Professora Larissa Estevão discursando sobre o momento de reconhecimento dos alunos destaques. Foto: cortesia

"Nós temos feito um trabalho de combate a infrequência e também de incentivo a participação e acompanhamento familiar. Foi um momento recheado de carinho, emoção, agradecimento e reconhecimento de um trabalho coletivo entre os nossos alunos, professores, pais, coordenação e direção", disse Larissa.

Julia Marcia Dias é coordenadora da escola e acredita que a escola é um espaço que transforma, mas sem a participação dos pais nada funciona. "A educação vem de casa e a escola faz um esforço para que a criança desenvolva e transforme a sociedade em que vivemos", afirmou.

A coordenadora ainda explicou que a certificação dos alunos destaques se deu pelos critérios de frequência, participação nas aulas, atividades realizadas em casa, compromissos com ações desenvolvidas na sala de aula.

A diretora da unidade, Ana Lúcia Duarte, também comemorou a iniciativa e disse que a escola está fazendo o máximo para recuperar o que foi perdido nesses dois anos de pandemia.

"É um trabalho de estímulo para que os nossos alunos que já vêm em uma situação de defasagem devido a esses dois anos pandêmicos. Não é fácil recuperar de vez o que foi perdido nesses dois anos, mas o que pudermos investir neste ano para que eles possam produzir, crescer, desenvolver", disse.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.