Alunos de escolas municipais participam da Arena Pajugamer e aprendem brincando

Competição de e-sport estimula habilidades cognitivas e testa conhecimentos dos estudantes

Emanuella Lima/Ascom Semed 24/08/2023 às 09:05
Alunos de escolas municipais participam da Arena Pajugamer e aprendem brincando
Alunos das Escolas Municipais participam da Arena Pajugamer, com foco no IDEB Foto: Thony Nunes

Trinta e dois alunos das escolas Higino Belo e Monsenhor Antônio Assunção Araújo, da rede municipal de Maceió, participaram da primeira etapa da Arena Pajugamer nessa quarta-feira (23), no auditório da Escola Nosso Lar, no bairro do Vergel. Ao todo, alunos de quatro escolas do município participarão da competição de e-sport, na modalidade FIFA.

A ação, organizada pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), faz parte da campanha Se liga no Ideb!, com foco em preparar e estimular os estudantes dos 5° e 9° anos a participarem das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As médias de desempenho dos estudantes compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Antes de entrarem no mundo virtual, os alunos das duas escolas participaram de um Quiz com perguntas relacionadas ao conteúdo das provas Saeb. “A competição Pajugamer traz uma abordagem inovadora que permite que os estudantes mostrem suas habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, tomada de decisões rápidas e trabalho em equipe, além de testar seus conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explicou Mariângela Valença, coordenadora de Marketing e Projetos do PSCOM.

“Na abertura do Pajugamer com os alunos das escolas municipais, além do torneio do campeonato, eles participaram do Quiz de conhecimentos gerais voltados para as questões do Ideb. Em parceria com a Semed, nós selecionamos os alunos que têm frequência escolar e que apresentam um bom desempenho. Isso é muito importante para que eles percebam que a avaliação pedagógica tem essa convergência que combina aprendizagem e brincadeira”, completou a coordenadora.

Grande oportunidade

Antes mesmo de começar a competição, os alunos demonstraram que estavam com os estudos em dia e mantendo o foco para alcançar as melhores notas no Saeb. Para as diretoras Andreza Cardoso, da Escola Monsenhor, e Jesus Leal, da Escola Higino Belo, a participação das crianças no evento é uma oportunidade para elas aplicarem seus conhecimentos e adquirirem mais experiência.

“Trazer os nossos alunos para participar do Pajugamer é uma grande oportunidade, uma vez que eles vão poder vivenciar uma experiência fora do ambiente escolar e dentro de uma possibilidade de aprender a competir com outra escola”, disse Andreza Cardozo.

“Viemos para competir e para vencer. Estamos aqui com muita empolgação e felizes com essa competição. É uma experiência única”, reforçou Jesus Leal.

Quiz do Ideb

Na primeira parte da competição, os 32 alunos, 16 de cada escola, responderam 10 perguntas de conhecimentos gerais e, quanto mais acertavam, mais a competição se acirrava.

Na pergunta decisiva do torneio, o aluno Gabriel Magalhães, da Escola Monsenhor, teve que se preparar e respirar fundo. Após acertar a questão, os estudantes não contiveram a emoção e correram para abraçar o colega, que levou a equipe para semifinal.

Com a classificação, os alunos passaram para uma nova etapa, que acontecerá na próxima sexta-feira (25), na Arena Pajugamer, no Maceió Shopping.

“A experiência de conseguir foi bem legal e divertida. A resposta estava bem na minha cara, fico feliz de ter acertado”, compartilhou Gabriel.

Mesmo não vencendo a competição, a aluna Maria Sophia, da Escola Higino Belo, demonstrou que no jogo, nem sempre se ganha, mas o que vale é participar. “Na minha vez fiquei muito feliz que acertei e estou muito orgulhosa de mim. Estudei muito e competir foi muito legal e não importa quem ganha ou quem perde, o importante é ganhar experiência”, disse a estudante.

E-sport Fifa

Após o Quiz, os alunos embarcaram na competição de e-sport, onde demonstraram suas habilidades no jogo FIFA. O torneio segue um formato de eliminatórias, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, proporcionando momentos de emoção e desafio aos participantes.

A competição visa não apenas ao entretenimento, mas também ao estímulo do interesse pela tecnologia e pelo esporte, promovendo uma abordagem multidisciplinar e inovadora no ambiente escolar.

A parceria com a TV Pajuçara trouxe visibilidade e engajamento para o evento, com cobertura em tempo real das ações através das redes sociais, programas de televisão e rádio, ampliando o alcance e o reconhecimento da competição.

Premiação

Nesta quinta-feira (24), uma nova fase eliminatória acontece na Escola Nosso Lar, desta vez entre alunos das escolas Jaime Miranda e Arnon de Mello.

Os finalistas de ontem e de hoje participam da final do campeonato na sexta-feira (25), onde os alunos serão premiados conforme suas classificações. “A gente vai ter aqui quatro finalistas, um de cada escola participante. Na sexta-feira, eles irão para a nossa Arena, no Maceió Shopping, para a grande final. Nós vamos ter premiação para o primeiro e segundo lugar”, contou Mariângela, sem dar “spoiler” sobre os prêmios.

Provas Saeb 2023

Desde o início do ano letivo, os alunos da Rede Municipal vêm se preparando para as provas Saeb, que este ano serão realizadas no período de 23 de outubro a 10 de novembro, em todos os estados brasileiros.

As provas, elaboradas e aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), são utilizadas para fornecer informações sobre a qualidade da educação básica no País.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.