Alunos da rede municipal têm momento empreendedor na Escola Paulo Bandeira

Redação 26/11/2021 às 09:40
Alunos da rede municipal têm momento empreendedor na Escola Paulo Bandeira

IV Feira do Empreendedorismo levou mais de 150 alunos da Ejai a venderem produtos no pátio da escola, localizada no Benedito Bentes

Mais de 150 alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Paulo Bandeira, do Benedito Bentes, participaram da IV Feira de Empreendedorismo na noite de quinta-feira (25). A atividade foi desenvolvida pelos próprios alunos que despertaram o lado empreendedor durante o projeto.

Maria Aparecida revelou que quer abrir o próprio negócio. Foto: Cortesia

Maria Aparecida dos Santos, está na 1ª fase da Ejai, e ela conta que aprendeu bastante com a feira e revelou que planeja abrir o próprio negócio. “Aprendi a dividir e também a somar o que vou lucrar. E a partir de agora pretendo colocar algumas coisas para vender em casa”, disse a estudante.

A coordenadora pedagógica da Ejai da escola, Edja Amorim, falou como o projeto foi desenvolvido. “A feira surgiu através da escuta dos próprios alunos, para que fosse conivente com a realidade deles. E aí passamos por algumas etapas, como levantamento de hipóteses sobre o que é empreendedorismo, rodas de conversas e debates, entre outras”, disse.

Edja também destacou a importância da parceria com o Sebrae e do envolvimento da comunidade escolar. “Foi um momento muito rico em aprendizagem, interação, socialização e troca de experiências. Os alunos se envolveram de forma dinâmica em todo o processo e para nós é gratificante ver o quanto eles se empenharam”, salientou a coordenadora.

Conforme a diretora da escola Paulo Bandeira, Cristiane Costa, a Feira contou com vários tipos de produtos produzidos pelos próprios alunos como alimentos e artesanato. “Muitos deles se tornaram artesãos por causa dessa atividade. Alguns já faziam algum tipo de arte em casa e agora eles podem vendê-los”, disse.

Ainda segundo a direção, tudo foi pensado e calculado pelos alunos. “Quando eles pensaram em fazer, por exemplo, bolo pra vender, tudo foi muito bem calculado, não só a apresentação do produto, mas o quanto que eles iriam gastar, o valor de cada fatia. E ainda desenvolveram várias estratégias para vendê-los. Tudo isso aprenderam nesse projeto”, destacou.

De acordo com Cristiane Costa, a cada ano a Feira de Empreendedorismo traz algo novo para os alunos. “A cada ano crescemos um pouco mais. Para eles, depois dessa atividade, ter uma barraquinha vendendo algo, não é mais a mesma coisa. Agora a visão é bem diferente. Eles perceberam que a organização, a forma de apresentação do produto entre tantas outras coisas que antes passava despercebido é importante para o sucesso”, salientou.

Julita Bitencourt (estagiária) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.