Alunos da rede de ensino municipal assistem a espetáculo de música erudita no Teatro Deodoro

Atividade reuniu mais de 150 estudantes de três unidades escolares do Município

João de Oliveira Filho/Ascom Semed 01/09/2022 às 14:18
Alunos da rede de ensino municipal assistem a espetáculo de música erudita no Teatro Deodoro
Estudantes da rede de ensino municipal assistiram espetáculo musical no Teatro Deodoro. Foto: Vinícius Moreira

Unindo música e educação, mais de 150 alunos das escolas municipais Antídio Vieira, Cícero Dué da Silva e Rui Palmeira participaram, nesta quarta-feira (31), de um espetáculo de música erudita, no Teatro Deodoro.

Segundo com o coordenador de Ação Cultural da Semed, Tércio Smith, o projeto complementa o conhecimento dos estudantes, além de despertar o gosto pela música clássica.

“É objetivo do projeto popularizar e democratizar a música erudita, contribuir para a formação de plateia com a inclusão dos alunos das escolas públicas e despertar o gosto pela música de qualidade através de repertórios de compositores brasileiros e estrangeiros”, explicou o coordenador.

Sob a regência e direção artística do maestro Max Carvalho, o concerto didático surpreendeu a plateia com apresentações de músicas eruditas e ensinamentos sobre o gênero. O evento também contou com a participação do pianista Mario Marochi, professor da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Os alunos participaram de uma aula sobre música clássica, autores e instrumentos musicais e acompanharam as apresentações da Camerata Ero Dictus.

Júlia Mirelly, 11 anos, aluna da Escola Municipal Cícero Dué, se mostrou encantada. "É a primeira vez que venho ao teatro. Aqui é tudo lindo”, revelou.

O estudante Antony Emanuel, 11 anos, também se mostrou feliz em participar da aula sobre música clássica. “Espero que tenhamos mais momentos assim, fora da escola, visitando o teatro”, contou.

Professora de Língua Portuguesa, Mariany Cedrim, acompanhou os alunos. Foto: Vinicius Moreira
Professora de Língua Portuguesa, Mariany Cedrim, acompanhou os alunos. Foto: Vinicius Moreira

Mariany Cedrim é professora de Língua Portuguesa, da Escola Antídio Vieira. Ela explicou que momentos como este fazem parte do projeto pedagógico da unidade escolar.

“Esse momento gerou uma curiosidade muito grande quando falamos da visita ao teatro para assistir às apresentações de música clássica. Eles ficaram muito felizes e isso gerou muita euforia em torno do tema. Explicamos tudo durante as aulas e hoje eles estão constatando e conhecendo esse gênero musical”, destacou.

O projeto Quartas Eruditas é promovido pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Consiste na realização de concertos e recitais didáticos, voltados para estudantes da rede pública de ensino, grupos da terceira idade, entidades assistenciais e ao público em geral.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.