Alunos da EJAI em Maceió conhecem rotina de cursos de profissionalização

Empolgação e curiosidade marcaram visitas dos alunos às unidades do Senai/Sesi, em Maceió

Vanessa Alencar/Ascom Semed 25/09/2025 às 12:06
Alunos da EJAI em Maceió conhecem rotina de cursos de profissionalização
Estudantes da EJAI conheceram funcionamento de cursos profissionalizantes - Fotos: Ascom Semed

Sorrisos largos, olhares curiosos e muita empolgação marcaram as visitas de milhares de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos]7(EJAI) de Maceió às unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai) e do Serviço Nacional da Indústria(Sesi), no Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins e Poço. Nos encontros, eles conheceram de perto o funcionamento de cursos de qualificação profissional exclusivos e ofertados gratuitamente, graças a uma parceria inédita entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Senai.

As visitas, que proporcionam um primeiro contato direto desses alunos com laboratórios, instrutores e a rotina dos cursos, começaram na noite de quarta-feira(24) e prosseguem até sexta(26). Elas fazem parte da força-tarefa organizada pela Semed, junto às 40 escolas municipais com oferta de EJAI, para divulgar e preencher todas as 1.500 vagas ofertadas em 23 cursos de iniciação e qualificação profissional.

As áreas escolhidas são consideradas estratégicas para o desenvolvimento local e com alta empregabilidade, a exemplo de: Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Elétrica, Gestão, Logística, Polímeros, Refrigeração, Tecnologia da Informação e Moda.

Durante as visitas, acompanhadas por técnicos e intérpretes de Libras da Semed, garantindo a inclusão, além de conhecerem as instalações, os alunos recebem, dos instrutores do Senai, explicações e demonstrações práticas do que aprenderão nos cursos que estão sendo ofertados.

Agenda

No dia 24, 350 estudantes das escolas Selma Bandeira, Maria de Fátima Lira e Nise da Silveira estiveram na unidade do Senai do Benedito Bentes; Na unidade do Tabuleiro, foram 430 alunos das escolas Hermínio Cardoso, Tradutor João Sampaio, Dom Miguel Fenelon e Natalina Costa. O Senai Poço recebeu a visita de outros 670 estudantes, das unidades escolares Baltazar de Mendonça, Orlando Araújo, Eulina Alencar, Pompeu Sarmento, Antídio Vieira, Nosso Lar e Lindolfo Collor.

Na noite desta quinta(25), outros 1.150 estudantes - das escolas Maria de Lourdes Pimentel, Paulo Henrique Bandeira, Hévia Valéria, Silvia Elina, Jaime de Altavila, Zumbi dos Palmares, Dom Antônio Brandão, Kátia Pimentel, Padre Pinho, Luiza Suruagy, Olavo Bilac e Sérgio Luiz Pessoa Braga - se dividirão entre as três unidades do Senai na capital.

Já na sexta(26), 345 alunos das escolas Frei Damião, Petrônio Viana, Denisson Menezes e César Augusto visitam o Senai Benedito Bentes; 275 (José Correia Costa, Corintho da Paz e Luiza Suruagy) serão levados ao Senai Tabuleiro; O Senai Poço receberá a visita de outros 345 estudantes, das escolas Arnon de Melo, Maria José Carrascosa, Lenilto Alves, Neide França, Almeida Leite, Dom Helder e José Carneiro.

Horizontes ampliados

Para o secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, a capital alagoana sai na frente ao articular o ensino fundamental dos estudantes da Ejai com a qualificação profissional: “Voltar às salas de aulas já é, por si só, um passo importante, que amplia os horizontes e reforça a autoestima desses jovens, adultos e idosos. Imagine, então, concluir o Ensino Fundamental, com uma certificação profissional em mãos!”.

“Estamos diante de uma oportunidade inédita de ampliar os horizontes desses estudantes com cursos que já estão entre os mais procurados, como os de alimentos, vestuário, eletrônica e logística. É um momento ímpar na Educação pública de Maceió”, reforçou a subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida.

Rubens Lima, coordenador técnico da EJAI da Semed, completou que o objetivo da parceria com o Senai vai além de garantir a escolaridade: “Queremos oferecer uma formação que ajude esse trabalhador estudante a ingressar no mercado de trabalho, elevando seu potencial de empregabilidade e renda. Estamos articulando trabalho e educação de forma estratégica”, afirmou.

Cursos

O Senai será responsável por toda a condução pedagógica dos cursos, com metodologias adaptadas ao perfil dos alunos da EJAI. Os cursos têm carga horária de 200 horas e seguirão um modelo intercalado, com aulas teóricas e práticas distribuídas ao longo da semana com os componentes curriculares da EJAI e para atender ao perfil da modalidade a oferta será no turno noturno.

A ação vai beneficiar, inicialmente, cerca de 1.500 estudantes, o que corresponde a 25% dos matriculados na EJAI em Maceió. Os cursos serão realizados em 63 turmas, compostas por 20 a 40 alunos cada, e ocorrerão em unidades do Senai(Poço, Tabuleiro e Benedito Bentes) ou em escolas da rede municipal.


As inscrições para os cursos já estão abertas e devem ser feitas diretamente nas escolas em que os estudantes estão matriculados. A aula inaugural dos cursos está prevista para acontecer no dia 2 de outubro deste ano, no auditório do Cesmac.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.