Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos vivenciam momento de descontração com o Forró no VLT

Atividade faz parte do projeto Redescobrindo Minha Identidade

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 14/06/2022 às 12:37
Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos vivenciam momento de descontração com o Forró no VLT
Atividade tem o objetivo levar os estudantes a se reconhecer como sujeitos sociais, históricos e culturais. Foto: cortesia

Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Professora Jarede Viana, localizada no Clima Bom, se divertiram enquanto compreendiam a construção da sua própria identidade cultural com o Forró no VLT, revivendo memórias juninas. A atividade que envolveu a turma foi baseada na temática “Identidade Cultural'', abordando sobre as experiências culturais em Alagoas.

A ação faz parte do projeto 'Redescobrindo Minha Identidade - Penso, logo existo! Então, quem sou eu?', idealizado pela Coordenadoria Geral da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, que tem como objetivo levar os estudantes a reconhecerem-se como sujeitos sociais, históricos e culturais.

A coordenação pedagógica da escola foi motivada pela época junina ao perceber uma oportunidade de vivência prática, visando abranger o conhecimento da identidade cultural dos estudantes. O projeto Forró no VLT é uma parceria da Prefeitura de Maceió com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Jarede Viana, Mirna Costa, conta que a experiência rendeu pontos positivos tanto para o projeto “Redescobrindo minha identidade” como para refrear a evasão dos alunos, que é um dos problemas que vem sendo trabalhado pelos coordenadores da EJAI.

“Na viagem, além do passeio, os alunos dançaram com trio de sanfoneiro e apreciaram a apresentação dança de boneca. Além de reviver momentos juninos, que estavam só na memória de alguns adultos e idosos, a atividade é uma forma de evitar o abandono escolar”, falou Mirna.

O Sr. Adelmo, aluno do 5° período, ressaltou o quanto o momento vivido resgatou suas memórias afetivas. "A gente faz uma viagem na cabeça. São João é uma festa muito animada!"

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.