Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos debatem identidade cultural

Projeto teve a colaboração de pedagogo e ex-aluno da EJAI, o pedagogo Jonas Pereira

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 30/05/2022 às 13:36
Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos debatem identidade cultural
Turma do EJAI em atividades envolvendo Manifestações Culturais. Foto: Cortesia

A equipe da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, localizada no Tabuleiro do Martins, desenvolveu atividades baseadas na temática “Identidade Cultural'', abordando sobre as manifestações culturais em Alagoas, com enfoque nos folguedos. A ação envolveu os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) que puderam se divertir enquanto compreendiam a construção de sua própria identidade.

A ação foi inspirada no projeto 'Redescobrindo minha identidade - Penso, logo existo! Então, quem sou eu?', idealizado pela Coordenadoria Geral da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A ação que visa abranger o conhecimento dos dados culturais dos estudante, contou com a colaboração do pedagogo e ex-aluno da EJAI, Jonas Pereira, a integrante de Folguedos de Coqueiro Seco, Josinete Pereira e a professora de Educação Física, Evelise Braga, que explorou alguns gêneros musicais trabalhados em sala de aula.

Para a coordenadora pedagógica do EJAI na unidade escolar, Edenilda Maria da Costa, o momento foi rico para o processo de ensino aprendizagem e a participação dos alunos.

“Foi gratificante poder aprofundar a temática já iniciada em sala de aula pelos professores, os alunos participaram com muita alegria, relaxando o corpo e a mente entre risos, gargalhadas e muita empolgação. Além de ver um exemplo de força, coragem e determinação, na pessoa do Jonas Pereira”, contou.

Coordenadora pedagógica do EJAI na unidade escolar Edenilda Maria da Costa. Foto: arquivo pessoal
Coordenadora pedagógica do EJAI na unidade escolar Edenilda Maria da Costa. Foto: arquivo pessoal

Jonas Pereira concluiu a terceira fase da EJAI em 2000, foi aprovado em concurso público municipal e retornou à escola como funcionário no ano de 2003. Concluiu o Ensino Médio em 2007 e Pedagogia em 2019.

O pedagogo se diz apaixonado pela educação e pela quadrilha tradicional. Além das atribuições que tem como funcionário, sempre busca informações sobre o fazer pedagógico contribuindo com a escola em vários momentos. Nesta ação, contou com participação de sua esposa Mary Santos, aluna do Curso de Licenciatura em Dança, UFAL, ex-dançarina e marcador de quadrilha estilizada.

“Além de resgatar um pouco da história dos festejos juninos e proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla sobre a construção da sua própria identidade, sentimentos, lembranças, gostos e vivências culturais, as atividades também perpassam pelas questões socioemocionais, trabalhando a autoestima do alunado”, concluiu a coordenadora Edenilda.

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