Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos aprendem a bordar em ponto cruz
Atividade é ensinada fora do horário das aulas e já gera renda para os estudantes
Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, no Tabuleiro do Martins, estão participando do projeto “Bordado Ponto Cruz”, oferecido de maneira voluntária pela professora aposentada Vânia Moura, que além de ensinar um novo hobby, também proporciona com os ensinamentos uma ferramenta de renda extra para os estudantes.
Uma das alunas da Ejai que já consegue produzir o bordado para vender é a dona Rosicleide Bessoni. Além de aprender os pontos, hoje ela também auxilia a professora Vânia nas aulas do projeto.
“Comecei faz pouco tempo e já amo o trabalho que ela realiza junto ao bordado, que exige paciência e é algo que eu tenho apreciado bastante, mudou muito minha forma de passar o tempo e ainda tenho conseguido uma renda extra vendendo minhas peças”, comemorou Rosicleide Bessoni.
O projeto tem duração de seis meses e acontece uma vez por semana durante o período de uma hora, não chocando com o horário das aulas. São trabalhados temas como a matemática, arte, combinações de cores, ciências, hábitos de higiene, sistema monetário, porcentagens e lucros.
Segundo Vânia Moura, a experiência de ministrar esse projeto é incrível, pois além de ser uma terapia ocupacional, também é capaz de mudar a vida dos estudantes.
“Fico muito feliz em dizer que um dos meus objetivos já foi alcançado dentro do projeto, que é poder ajudar os alunos a mudarem de vida. Uma das participantes já produz e vende por conta própria os bordados que aprendeu em sala de aula. Hoje ela me auxilia, repassando o seu aprendizado a quem está chegando. O projeto é uma terapia ocupacional, aberto para todos os alunos, mulheres e homens, juntos bordando a vida”, concluiu a professora.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.