Alunos da creche Maria de Lourdes Vieira participam de degustação lúdica

Sucesso da ação ficou por conta da saladinha de fruta no palito

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 24/05/2023 às 18:13
Alunos da creche Maria de Lourdes Vieira participam de degustação lúdica
Saladinha de fruta no palito fez sucesso entre a criançada. Fotos: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou, nesta quarta-feira (24), uma ação de degustação lúdica com os alunos da creche Maria de Lourdes Vieira, localizada no bairro Farol. Vestidos de frutas, os futuros nutricionistas demonstraram às crianças a importância de se alimentar bem, com brincadeiras e montagem da saladinha de fruta no palito. A iniciativa é fruto da parceria com o curso de Nutrição do Centro Universitário Cesmac.

Segundo a coordenadora de Nutrição da Semed, Rafaela Pessoa, a atividade é essencial para apresentar uma nova maneira para as crianças consumirem frutas, já que muitas vezes, o alimento é rejeitado, antes mesmo dos alunos provarem.

"Hoje, em parceria com o Cesmac, nós estamos desenvolvendo mais essa ação de educação alimentar e nutricional aqui nessa creche, com espetos de frutas que já constam no cardápio, porém de uma maneira lúdica. Essas crianças estão aqui para manipular essas frutas e participar da montagem desse espeto para despertar nelas a vontade de consumir esses alimentos”, explicou Rafaela.

Essas ações são desenvolvidas pelos supervisores escolares e, por meio de uma pesquisa feita em sala de aula, a fruta que os alunos mais rejeitaram foi o mamão, porém com a nova forma de consumir a fruta apresentada, muitos passaram a gostar.

A nutricionista e professora do Cesmac, Isadora Bianco, contou que a parceria com o setor de alimentação escolar da Semed é muito importante para a aplicação do aprendizado dos alunos de nutrição. Ela pontuou que ainda é feita a avaliação nutricional das crianças, com a aferição do peso, altura, crescimento e desenvolvimento.

"Viemos hoje com alunos do 8º período de nutrição do Cesmac, que planejaram uma atividade para a faixa etária da creche. Nós vamos trabalhar com a adesão do consumo de frutas e queremos incentivar os estudantes a consumirem esse alimento tanto no ambiente escolar, quanto em casa", informou Isadora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.