Alimentos da agricultura familiar garantem desempenho escolar de estudantes em sala de aula

Mais de 55 mil alunos da rede recebem diariamente alimentação rica em nutrientes

Lílian Santos (estagiária) / Ascom Semed 28/12/2022 às 11:00
Alimentos da agricultura familiar garantem desempenho escolar de estudantes em sala de aula
A oferta da alimentação balanceada auxilia no aprendizado do aluno. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió tem utilizado todos os recursos necessários para construir cardápios de qualidade e diversificados. Durante o ano foram desenvolvidas mais de 120 ações pelo Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (SANE) para garantir uma refeição de excelência para os estudantes.

Há uma relação entre a alimentação e o bom desempenho escolar dos estudantes na sala de aula. De acordo com pesquisadores e nutricionistas é necessário que a escola e os gestores da rede de educação estejam atentos às escolhas dos produtos que vão servir de alimento para as crianças, já que o alimento ajuda a desenvolver a cognição e a obter resultados satisfatórios no aprendizado dos alunos.

A coordenadora do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, Rafaela Pessoa, reforçou a importância do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Nossas ações foram fundamentais para promover saúde, qualidade de vida e disseminar hábitos alimentares saudáveis dentro e fora do espaço escolar envolvendo as famílias e a comunidade. A nutrição melhora o aprendizado e desenvolvimento intelectual, previne doenças e promove o desenvolvimento fisiológico e social”, explicou.

Aferição prática e teste de aceitabilidade

Os nutricionistas da rede buscam inovar o cardápio das escolas com alimentos saborosos e ricos em nutrientes. A nova estrutura é uma das ações previstas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em 2022, classificada em cardápios cíclicos e cardápios especiais, além de orientações nutricionais que são sistematicamente fornecidas aos dirigentes escolares e merendeiras da rede.

Com isso, o setor de nutrição realizou aferições práticas, com alimentos naturais advindos da agricultura familiar para testar novos alimentos para compor o cardápio da alimentação escolar. 

Quando novos produtos chegam para fazer parte da alimentação escolar dos alunos é realizado um teste de aceitabilidade. Os estudantes provam as receitas e avaliam por meio de fichas com carinhas da escala hedônica. Um novo alimento só passa a fazer parte do cardápio escolar se alcançar 85% de aprovação dos alunos.

Na escola Escola Municipal Nise da Silveira, no bairro do Antares, cerca de 100 alunos do 1º ao 5º ano, participaram do teste de aceitabilidade da macarronada com carne de jaca para saber se a receita entraria no cardápio da merenda escolar. O prato teve 88% de aceitação entre os estudantes, configurando um dos pratos que foram aceitos para fazer parte da alimentação escolar.

Outras propostas de alimentos saudáveis estão sendo testadas para compor o cardápio escolar da rede de ensino da Educação de Maceió, que está querendo implementar uma receita com a carne suína. Foram preparadas duas receitas, na primeira foi servido o lombo ao molho de legumes acompanhado de arroz e cebolinha, depois a mesma receita com banana verde.

A carne suína é mais uma proposta para complementar as proteínas que compõem o cardápio escolar. A receita também foi realizada por Raquel Vieira, com apoio de Senildo da Silva, técnico do setor de nutrição da Semed. A aferição ocorreu na cozinha técnica da Semed, onde são preparadas e testadas todas as receitas nutricionais antes de chegarem na mesa dos estudantes.

Chamada pública

A Chamada Pública da agricultura familiar é fundamental para a aquisição de alimentos naturais, além de ser um passo importante e democrático no que tange a alimentação e nutrição escolar dos estudantes da rede pública municipal de ensino de Maceió.

Durante a sessão pública ocorrida em outubro, todas as cooperativas que entregaram a proposta de venda foram delegadas para o atendimento das respectivas regiões administrativas que compõem a rede pública de ensino de Maceió. Foram definidos, também, os itens alimentícios que cada entidade vai fornecer.

As entregas dos gêneros alimentícios que vão compor o cardápio da alimentação escolar ofertada aos estudantes no próximo ano, serão feitas duas vezes por mês diretamente nas unidades educacionais.

Concurso de Merendeiras

Maceió tem um histórico de sucesso quando o assunto é o Concurso de Merendeiras. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado. A competição é uma realização do Sebrae junto ao Senac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A excelência da alimentação escolar só é possível graças às orientações que as merendeiras recebem das nutricionistas da rede e os conhecimentos adquiridos com as capacitações. Durante o concurso, as merendeiras passaram por capacitações teóricas e práticas que as qualificaram para a competição.

Na 4º Edição do concurso, ocorrida este ano, Lidyane Cristina, merendeira da Creche Municipal José Madlton Vittor, do Benedito Bentes, que venceu a etapa municipal do concurso, ficou em segundo lugar na disputa com outras cinco merendeiras para representar a Região Metropolitana na grande final.

Capacitação para gestores e merendeiros

A alimentação escolar não se resume apenas ao alimento que chega aos pratos dos estudantes. Durante todo o ano um dos pontos trabalhados pelo setor de Alimentação e Nutrição Escolar foram as capacitações para os gestores e merendeiros da rede. Esses encontros ocorreram com o objetivo de garantir que a nutrição dos estudantes fosse fundamental e todos os processos da alimentação fossem seguidos da maneira correta.

Dentre as propostas trabalhadas estava as boas práticas do serviço de alimentação escolar, onde foram apresentados assuntos referentes aos procedimentos que envolvem a manipulação adequada dos alimentos, as instruções para evitar contaminação de produtos, a preparação dos alimentos, o devido armazenamento, higienização, as características das Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTAs), entre outros.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.