Afundamento do solo: Educação discute construção de creches próximas a comunidades, para atender maior número de crianças

Proximidade deve ampliar número de matrículas, minimizando os impactos na educação pública municipal

Julita Bittencourt/ Ascom Semed 13/07/2023 às 18:47
Afundamento do solo: Educação discute construção de creches próximas a comunidades, para atender maior número de crianças
Reunião ocorreu na Prefeitura de Maceió. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A implantação de novas creches em Maceió e ações de desenvolvimento socioemocional nas unidades escolares do Município foram pautas debatidas durante reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Braskem. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (13), no auditório da Prefeitura de Maceió, e contou com a presença da secretária Jó Pereira.

A reunião teve como foco discutir as ações sociourbanísticas prioritárias que minimizem os impactos na Educação na capital causados pelo fenômeno de afundamento do solo que atingiu pelo menos cinco bairros. Milhares de famílias saíram de suas casas em consequência da ação da mineradora na cidade.

O primeiro tópico teve como pauta central, a implantação de novas creches, seja por meio de construção ou adequação de prédios, bem como aquisição de equipamentos e mobiliários necessários, financiados pela mineradora.

Os bairros que receberão essas novas unidades são os que carecem de vagas para crianças, como Cidade Universitária e Benedito Bentes, que juntos, ultrapassam três mil demandas registradas na pré-matrícula deste ano. Essas regiões foram classificadas pela Braskem como áreas receptoras longes que acolheram os realocados dos bairros afetados.

Na reunião, a secretária de Educação da capital, ao lado da equipe da Semed, composta por técnicos pedagógicos e da infraestrutura, defendeu a edificação de modelos construtivos de fácil manutenção e unidades com capacidades de atendimento de até 600 crianças por turno.

“A gente precisa modificar a estrutura dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) que nós temos hoje no Município, porque nós temos a questão do espaço urbano, dificuldades de terrenos dentro das comunidades. Não faz sentido, a gente colocar uma creche isolada, fora do contexto da comunidade, porque estamos falando de crianças de 0 a 5 anos. Dentro desse contexto, é necessário pensar em estruturas que atendam o número maior de alunos”, explicou Jó Pereira ao falar do projeto da Semed, em construir modelos arquitetônicos conceituais e básicos, mas que atendam a um grande número de crianças.

Gênios Socioemocionais

O segundo ponto discutido na reunião foi a elaboração de projetos de desenvolvimento socioemocional nas unidades escolares com ações que atendam aos estudantes e professores de escolas e creches realocadas, tendo em vista os impactos e danos socioemocionais a essas pessoas que precisaram sair de suas residências e áreas de convívio.

A rede municipal de ensino de Maceió conta hoje com o projeto Gênios Socioemocionais, em desenvolvimento em escolas de Ensino Fundamental 1 e 2, cujo objetivo é trabalhar educacionalmente esses aspectos no corpo docente e discente através de formações e materiais didáticos.

Em maio deste ano, os professores e psicólogos passaram por capacitações e o próximo passo é a entrega do material aos estudantes que contém livros para as famílias, plataforma de curso e conteúdos de apoio.

Os próximos passos são a definição exata das áreas, nas quais as unidades escolares deverão ser construídas, bem como a expansão de projetos de desenvolvimento socioemocional.

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