Abertas as inscrições para curso de Libras voltado para servidores da Educação

Qualquer profissional lotado na sede da Semed pode participar do curso que começa dia 20 de maio

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 28/04/2022 às 11:59

Estão abertas as inscrições para o curso de Libras voltado para servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió. Os interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais devem acessar este formulário e fazer a inscrição on-line até o dia 16 de maio. 

O curso está previsto para começar dia 20 de maio e terá duração de seis meses. As aulas serão semanalmente às sexta-feiras com duas turmas, de manhã e à tarde, com 30 vagas em cada uma. Podem fazer o curso qualquer técnico, estagiário ou servidor lotado na sede da Semed, na Cambona. As aulas serão ministradas no Auditório Paulo Freire, na sede da Educação. 

Conforme explica a técnica pedagógica do Centro de Formação Continuada, Carla Navarro, o curso será dividido em três módulos. 

“Na primeira etapa as aulas serão ministradas por professoras bilíngues, que são ouvintes e têm fluência em Libras. Então, elas vão contextualizar de forma histórico-social a condição e especificidade da pessoa surda. Depois dessa fundamentação, nossas intérpretes, em um módulo menor, ministrarão sobre o papel importante do intérprete de Libras para a sociedade”, disse. 

Por fim, nos últimos três meses de curso, os alunos aprenderão na prática a Língua Brasileira de Sinais. “Nessa etapa mais longa, eles vão usar e praticar Libras com um professor surdo, que com todo seu conhecimento como nativo da língua, irá ensinar essas pessoas ouvintes”, explicou Carla Navarro. 

O objetivo do curso de Libras é dar acessibilidade às pessoas surdas que frequentam diariamente o órgão público. 

“Através da inclusão, do reconhecimento do direito linguístico dessa comunidade, que nos acessam de diversas formas, sejam servidores, contratados, famílias. Portanto, nós temos que dar essa acessibilidade, que é de direito dessas pessoas surdas, valorizando a questão cidadã. Como repartição pública, a gente precisa ter esse entendimento, desta inclusão, de uma sociedade mais justa”, destacou Carla Navarro.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.