A história do ex-aluno da Ejai que hoje é servidor público concursado da Educação
Hoje formado em Pedagogia, Jonas Pereira trabalha há 22 anos na escola, onde fez o Ensino Fundamental I

"O bom filho a casa torna" é o ditado popular que mais representa a história de superação e dedicação do servidor público Jonas Pereira de Lima, de 53 anos. Concursado da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) há 22 anos, ele carrega consigo uma trajetória incomum. Após ter abandonado os estudos, voltou à sala de aula, prestou concurso público e foi lotado onde tudo começou: na Escola Dom Antônio Brandão, do Tabuleiro do Martins.
Ainda na infância, Jonas deixou de estudar na terceira série, que hoje é o terceiro ano, para se dedicar ao trabalho e ajudar a família na renda de casa. Com o Ensino Fundamental I incompleto, ele atuou em várias áreas por anos, mas depois de casado, com família constituída, um desejo antigo, um sonho interrompido voltou a brilhar: o de concluir os estudos.
“Já com uns 27 anos, em 2000, com o apoio da minha esposa, resolvi voltar a estudar. Me inscrevi na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos, que era do primeiro ao quinto ano. Aí no primeiro mês fizeram uma avaliação comigo e já me adiantaram para fazer a última etapa”, contou Jonas.
Após concluir a primeira etapa da antiga EJA, que hoje é EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) na Escola Dom Antônio Brandão, Jonas tomou uma decisão corajosa. Em busca de estabilidade financeira, ele se inscreveu no concurso público da Prefeitura de Maceió para a Educação, em 2001. O cargo era para auxiliar serviços gerais, que exigia o Ensino Fundamental I completo.
Focado e determinado, Jonas pediu ajuda à antiga professora para lhe ajudar com os conteúdos preparatórios. De dia ele trabalhava e à noite se preparava para o concurso público.
“Voltei à escola para pedir o apoio da minha professora da EJA, que era a Ivete Barros. Ela disse que nos intervalos ia me dar algumas aulas de reforço de matemática, de português e conhecimentos específicos na área”, contou.
Resultado? Aprovado no concurso público. “Quando cheguei na Semed e vi meu nome na lista, nossa foi uma alegria imensa! Me ajoelhei na hora, ajudei na hora, agradeci a Deus a Nossa Senhora, porque eram 260 vagas e eu fiquei em 195º”, relembrou emocionado.
Retorno à escola
Porém, mesmo após ter conquistado o feito, Jonas não esqueceu de onde veio e quem o ajudou. “Me mostraram quais escolas que tinham carência no bairro Tabuleiro do Martins, porque era a região onde eu morava. Quando olhei à primeira vista, vi o nome da Escola Dom Antônio Brandão, rapidamente falei: moça, eu quero ir para lá! Eu fui aluno dessa escola”, afirmou o servidor.
Retornar à casa, ou melhor, à escola onde foi aluno, como funcionário, foi uma das melhores sensações que Jonas Pereira já sentiu. “Quando eu cheguei lá, perguntaram o que eu fui fazer. Então falei que cheguei para trabalhar, que tinha passado no concurso e agora era funcionário da escola. Nossa, foi uma alegria, uma festa na escola com a direção e professoras da época”, revelou.
Mesmo sendo servidor público do município de Maceió, Jonas Pereira não se contentou e buscou ampliar mais seus estudos. Ele concluiu a educação básica e o ensino médio. Anos depois, se formou em pedagogia e, atualmente, se prepara para fazer pós-graduação.
Exemplo a ser seguido
Com sua trajetória e história de superação, o servidor se tornou exemplo para os alunos da escola de que vale a pena se dedicar aos estudos, independente da idade.
“Posso dizer que venho trabalhar todos os dias com enorme prazer, independente da função que eu exerço aqui na escola. Sempre sou muito reconhecido e muitas vezes sou colocado como exemplo para o pessoal da EJAI. Sempre procuro incentivá-los. Como eu digo: olha, eu já estive aí como vocês, sentado aí na banca, no lugar de vocês estudando”, relatou.
“Não foi fácil. Foi uma batalha, mas, graças a Deus, com muito esforço, muita dedicação, muita persistência, eu consegui”, concluiu Jonas Pereira.
História eternizada no muro da escola
A bela história de Jonas Pereira também está eternizada em uma das paredes da Escola Municipal Dom Antônio Brandão. Ele, com o auxílio de outros funcionários, pintou um mural em uma das paredes da unidade para dar mais vida e alegria ao ambiente escolar no final de 2024.
“Eu já tinha conversado com as duas gestoras da escola sobre a ideia e elas já tinham visto alguns trabalhos meus. Então, resultou nesta obra-prima, que deixou a escola mais colorida”, contou.
Segundo ele, a ideia da pintura foi inspirada nas artes que embelezam os viadutos espalhados pela cidade.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.