5ª Expoarte apresenta projetos feitos por estudantes da creche Suzana Palmeira

Entre as produções destaque para as pinturas, fotografias e desenhos sobre o folclore brasileiro e a cultura alagoana

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 07/12/2022 às 12:31
5ª Expoarte apresenta projetos feitos por estudantes da creche Suzana Palmeira
Exposição tem o objetivo de mostrar todos os trabalhos e resultados de atividades pedagógicas e culturais. Foto: Natália Luíza/Ascom Semed

A manhã desta quarta-feira (7) foi marcada por interações e trabalhos culturais no primeiro dia da Expoarte, produzido pelas crianças da creche municipal Suzana Palmeira, localizada no bairro Prado. A ação ocorre até o dia 13 de dezembro e está aberta para os outras unidades de educação infantil visitarem.

A exposição tem o objetivo de mostrar todos os trabalhos e resultados de atividades pedagógicas e culturais, como pinturas, fotografias, desenhos, realizados durante o ano pelas 89 crianças da unidade de ensino, além de estimular o aprendizado por meio da arte.

“São projetos trabalhados o ano inteiro e quando chega nesse período nós fazemos a exposição. Os trabalhos auxiliam no conhecimento, coordenação motora. Os alunos trabalham as sensações com argila e tintas, conhecimento de mundo e isso é fundamental para as nossas crianças de 3 a 5 anos”, explicou a coordenadora da creche, Rosineide Barbosa.

Algumas temáticas expostas fazem referência ao folclore brasileiro e à cultura de Alagoas, como o Bumba meu boi, Pastoril, a sereia Iara, o Saci, dentre outros personagens icônicos nacionais e alagoanos, como explicou a professora do 2º período, Esther Spencer.

“Na turma nós trabalhamos vários projetos e tudo envolvendo os conhecimentos deles, que eles trazem da realidade de cada um para a escola, e aqui nós socializamos em turma. Também trabalhamos a importância das plantas medicinais para fazer chá, a cura por meio das plantas e esse conhecimento tem uma importância muito grande para espalhar para outras crianças e famílias também. Os alunos gostam muito, eles interagem com tudo porque trabalhamos de forma lúdica, de modo que eles possam entender de maneira clara”, pontuou.

Os alunos se envolveram com todos os espaços e se interessaram pelas plantas medicinais. Alexa, 6 anos, é aluna do 2º período e aprendeu tudo o que as plantas devem ter para crescer.

“As folhas de hortelãs precisam de pouca água para sobreviver, também sei que elas têm que ter terra, água, vento e sol para crescer. Dá pra fazer chá, suco, só provei na comida e gostei, é maravilhoso", contou.

“Tomei chá de cidreira e adorei, tem gosto de morango”, finalizou o aluno Anthony, 5 anos.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.