2ª Maratoninha da Educação é marcada por alto desempenho de estudantes, torcidas e grande emoção

Evento ocorreu neste domingo (04), na Rua Fechada

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 04/12/2022 às 15:14
2ª Maratoninha da Educação é marcada por alto desempenho de estudantes, torcidas e grande emoção
Estudantes de 23 escolas estiveram presentes na Maratoninha da Educação, neste domingo (4). Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Os mais de 800 estudantes de 23 creches e escolas municipais da rede de ensino de Maceió tiveram um dia de lazer e atividade física nesta tarde ensolarada e quente de domingo (04), na Avenida Sílvio Viana, mais popularmente conhecida como Rua Fechada. Parte da avenida foi preenchida por sorrisos, interação e grande emoção pelos pequenos que participaram da 2ª edição da Maratoninha da Educação.

Além dos participantes, também estavam presentes Marina Candia, empresária e primeira-dama de Maceió, junto com sua filha Maria Helena, que, mesmo tão pequena, vibrava com as outras crianças o sucesso da maratona; Rogério Lima, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Tânia Almeida, diretora de Gestão Educacional da pasta, a Lívia Lima, coordenadora do setor de Programas e Projetos Suplementares, Walkíria Ramalho, chefe do setor do Desporto.

No primeiro momento houve um aquecimento acompanhado de músicas infantis, como a conhecida "cabeça, ombro, joelho e pé", em que todos os alunos de 7 a 14 anos participaram. As crianças estavam com uma grande expectativa nos olhos, atentos e já concentrados nos alongamentos que faziam no corpo. A atividade foi realizada por uma equipe do Instituto Bruna Farias.

Marina Candia estava no meio da multidão quando contou que ficou muito feliz ao receber o convite para participar do evento. Ela também disse que é a primeira vez que viu a intensa interação entre a comunidade, estudantes e Prefeitura de Maceió.

"É extremamente gratificante ver esse incentivo que a Semed tem feito para os jovens, principalmente para as crianças de até oito anos. É um incentivo especialmente ao esporte. Este evento é uma forma de fechar o ano letivo junto com a Prefeitura e mostrar que a gente está sempre atento e preocupado com as crianças, os trazendo sempre para mais perto", afirmou a primeira-dama, que complementou dizendo, olhando para a filha, que Maria Helena será a próxima participar da corrida. "Daqui a pouco é ela que estará participando da maratoninha", brincou.

Para Rogério Lima, a participação dessas crianças é resultado de investimentos da Educação no esporte. "A gente ficar muito feliz em ter uma manhã como essa, em ver os mais de 700 alunos com sorrisos nos rostos, se divertindo, brincando, além de praticar o esporte. Isso nos incentiva cada vez mais a dar o melhor para eles", disse.

O percurso da corrida foi curto, aproximadamente 100 metros, e banhado pelo mar da Orla Marítima. Os alunos foram separados por idades e se concentraram na largada, que ficou perto do bar da Pedra Virada. Eles tiveram que correr do bar até um dos pontos instagramáveis da orla, onde também foram montadas três tendas para dar suporte aos participantes. O ônibus do projeto Biblioteca Móvel também estava estacionado no evento.

Durante sua fala, Lívia demonstrou sua felicidade em ter participado da organização do evento e essa era mais uma realização.

"O evento foi idealizado para mostrar a importância da atividade física na saúde dessas crianças, no desenvolvimento deles. Estou muito feliz com esse momento e acredito que foi um momento inesquecível para essas crianças", contou ela.

Dois dos estudantes que estavam na maratoninha, Adrian Alves, de 10 anos e Clarisse dos Santos, de 9 anos, são da escola Higino Belo e da Dom Helder Câmara, respectivamente. Adrian disse que estava muito feliz em ter a grande oportunidade de participar. "Foi uma ótima oportunidade de aprender, me divertir. Ainda mais ganhando uma medalha. Tive que correr muito para conseguir", disse ele, rindo.

Já Clarisse contou que ficou satisfeita com o resultado. "Foi legal participar da corrida. Eu senti muita animação, euforia, energia. Foi uma correria danada e fiquei cansada, mas mesmo com esse cansaço fiquei muito satisfeita. Minha mãe está aqui me acompanhando. Estou muito feliz".

Durante a maratoninha, a banda Le Petit animou o local e chamou a atenção de todas as crianças que passavam por lá. Havia personagens de desenhos famosos, como O Mundo Bita. A banda tocou diversas músicas infantis, como a Homenzinho Torto, de Aline Barros.

Comunidade escolar e família presentes

A família dos gêmeos David Alisson e Danile Victória, de 10 anos, fizeram questão de acompanhar os filhos na maratona. Os pequenos estudam na Escola Pompeu Sarmento. Ivanaldo Junior, pai dos dois alunos, contou que foi gratificante ver os filhos se destacando na ação.

"Para a gente é muito gratificante esse momento porque reúne alunos de diversas escolas incentivando o atletismo. A Prefeitura está de parabéns pela realização do evento. É uma emoção muito grande ver eles correndo, no pódio recebendo a medalha. É só alegria e uma imensa satisfação", relatou Ivanaldo.

A maioria dos estudantes estava com os pais e responsáveis do lado, na torcida. Gritos de motivação, palavras de afirmação e o incentivo foram vistos no local. Os diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares também torciam pelas crianças.

Maria de Jesus, diretora da escola Higino Belo, Emília Soares, diretora da escola Brandão Lima e a Elizabeth Freire, professora de educação física da escola Zumbi dos Palmares, são algumas dessas profissionais que foram prestigiar os alunos.

"A gente adorou o convite porque é uma atividade diferenciada para os alunos. A partir do momento que os estudantes estão participando coletivamente com as outras escolas de um momento lúdico desse, apesar de ser uma competição eles estão interagindo. Eu torci muito por essas crianças para eles sentirem essa energia de que eles conseguem, que eles têm tudo para chegar no final e nunca desistir no caminho", revelou a diretora Emília Soares.

Maria de Jesus disse que chorou ao ver os seus alunos concorrendo à medalha. "A lágrima caiu quando vi eles participando da corrida. Geralmente eles só veem esse tipo de coisa na televisão, então essa oportunidade e acessibilidade me deixou emocionada", disse ela.

Para Elizabeth Freire, ações que tenham relação com atividade física estimulam o desenvolvimento do aluno tanto em casa quanto na escola. Ela contou que a escola trabalhou diversos esportes o ano inteiro.

"Trabalhamos essas temáticas com as crianças para despertar o gosto pela atividade física. Essa maratoninha é a culminância disso. É muito relevante que essa ação aconteça para que a gente possa desenvolver mais e mais essas capacidades nos estudantes. É importante que a escola esteja presente na vida deles".

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.