Semec e CRC-AL estreitam relações em prol da transparência na gestão pública

Encontro discutiu a possibilidade de criar espaços e ferramentas que promovam transparência das contas públicas e a prestação de contas à sociedade

Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec 09/06/2022 às 10:12
Semec e CRC-AL estreitam relações em prol da transparência na gestão pública
Parceria é vista como uma forte aliança entre a pasta municipal e o Conselho. Foto: Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec

A Secretaria Municipal de Economia (Semec), recebeu representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC - AL) para discutir parcerias e ações estratégicas voltadas à transparência das finanças públicas. A intenção do encontro segue o plano de governo do prefeito JHC, que põe clareza na divulgação das informações públicas como uma das prioridades da gestão financeira.

Para o secretário de Economia, João Felipe Borges, esse tipo de parceria institucional é uma forma de garantir que o trabalho será desenvolvido com todo o apoio técnico necessário, identificando as necessidades e prezando pela responsabilidade fiscal.

“Implantar uma cultura de transparência dos gastos públicos é um caminho para aumentar a participação da população nas decisões tomadas pelo Município e que afetam toda a sociedade. Também é uma forma de prestar contas de maneira mais organizada, acessível, menos engessada, mesmo mantendo o teor técnico necessário’’, esclareceu.

A ideia é promover a acessibilidade as informações públicas de forma técnica e confiável.  Foto: Ascom Semec
A ideia é promover a acessibilidade as informações públicas de forma técnica e confiável. Foto: Ascom Semec

Com as medidas que surgem a partir dessas alianças, a Prefeitura visa promover a transparência de forma prática, utilizando ferramentas e canais didáticos que ampliem o acesso da sociedade e auxiliem o Município no controle orçamentário e na aplicação dos recursos públicos.

O representante do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Carlos Melo, vê a parceria com a Semec como uma aliança muito relevante para o município. "Esse tipo de trabalho conjunto é um passo importante para Maceió pois, quando efetivado, trará instrumentos importantes para controle social", comentou.

Foto: Ascom Semec
Foto: Ascom Semec

Além do secretário da pasta, da equipe técnica da Semec e do vice-presidente, também participaram do encontro as conselheiras Maria Jandira Eugênio, membro do PVCC do CRC-AL, Lisângela Maria Rubik, membro da Comissão de CASP do CRC-AL, e Bruno de Lima, coordenador adjunto da Comissão de CASP do CRC-AL.

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)