Secretaria de Economia esclarece principais dúvidas sobre a prorrogação do IPTU 2022

Primeira parcela do imposto foi prorrogada para os pagamentos à vista com 15% de desconto

Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec 19/04/2022 às 09:10
Secretaria de Economia esclarece principais dúvidas sobre a prorrogação do IPTU 2022
Setor de Atendimento da Semec está aberto ao público com horário estendido, das 8h às 16h, até amanhã (20). Foto: Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec

Os maceioenses têm até esta quarta-feira (20) para aproveitar o desconto de 15% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. O prazo para o pagamento à vista, com abatimento, e da primeira parcela, sem desconto no valor total, foi prorrogado pela Prefeitura de Maceió como forma de atender os cidadãos que não receberam os carnês do IPTU dentro do vencimento da primeira cota, em março.

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) está com um atendimento exclusivo para receber os contribuintes que desejam imprimir gratuitamente as guias do IPTU deste ano. Basta que o cidadão compareça à sede, na Pedro Monteiro, no Centro, próximo a Praça dos Palmares, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. Os boletos do IPTU também podem ser emitidos pela internet, no site de serviços da Prefeitura. 

Para orientar esses contribuintes, a Semec esclarece as principais dúvidas sobre o tributo, os meios de emissão das guias, as formas de pagamento para 2022 e as consequências para quem possui débitos de IPTU.

Como emitir a guia do IPTU 2022?

Pela internet, na ferramenta de Emissão Facilitada, disponível aqui, ou presencialmente no prédio da Semec, no centro. 

O atendimento ao público exclusivo para imprimir o IPTU desse ano não necessita de agendamento e funciona nesta terça (19) e quarta (20), das 8h às 16h. Os postos da Semec nos Já! dos Shoppings Farol, Maceió e Pátio também estão emitindo as guias sem agendamento, porém, com horário reduzido, das 8h às 14h.

O que é necessário para emitir o IPTU?

O número de inscrição imobiliária ou os dados do titular/proprietário do imóvel. O número de inscrição está presente nos carnês do IPTU. A secretaria orienta os contribuintes que desejam imprimir a guia no prédio da Semec que levem um carnê antigo para facilitar o atendimento.

Não sei o número de inscrição do Imóvel. Como posso emitir a guia?

No site de Consulta por Imóveis, no https://semecmaceio.com/buscaimoveis.php. O usuário deve informar o CPF do titular ou o endereço do imóvel junto ao CEP. Também é possível emitir a guia por logradouro, nome do condomínio ou residencial e o número do apartamento ou residência.

A emissão pela internet é segura?

Sim. A emissão pelo site da Prefeitura é segura e ainda facilita os pagamentos on-line, com o uso do código de barras ou o número do boleto, que pode ser copiado e colado nos pagamentos via aplicativos bancários. Os canais disponíveis no www.online.maceio.al.gov.br são os únicos ligados à Secretaria de Economia de Maceió.

Contribuintes que desejam aproveitar o desconto prorrogado devem emitir uma nova guia. Foto: Ascom Semec
Contribuintes que desejam aproveitar o desconto prorrogado devem emitir uma nova guia. Foto: Ascom Semec

Quais são as formas de pagamento do IPTU 2022?

À vista com desconto de 15% até quarta-feira (20) ou com desconto de 10% até 29 de abril, na próxima semana. Também é possível pagar de forma parcelada, sem desconto, com a primeira parcela vencendo no dia 20 de abril e a segunda no dia 29 de abril. (Saiba mais sobre os descontos oferecidos pela Prefeitura aqui)

Posso pagar com o desconto de 15% ou a primeira parcela com o carnê que recebi em casa?

Não. Com a mudança no prazo de vencimento, o contribuinte que já tenha recebido o carnê e deseja aproveitar o desconto ou pagar a primeira das dez parcelas deve emitir uma nova guia pela internet ou na Semec com a data de vencimento para o dia 20 de abril.

Posso pagar a cota com desconto de 10% e a segunda parcela do IPTU com o carnê? 

Sim. Os prazos de pagamento da cota com 10% de desconto e da segunda parcela permanecem para o dia 29 de abril, vencimento que já consta nos carnês do IPTU 2022.

O que acontece se eu não pagar o IPTU do meu imóvel?

Manter o IPTU em dia é uma forma de evitar que o imóvel seja inscrito em dívida ativa, trazendo consequências para o proprietário como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e leilão do imóvel. (Saiba mais sobre o assunto aqui)

Como pagar débitos de IPTU em atraso?

É possível pagar débitos de IPTU à vista com desconto nos juros e multas ou parcelado, sem descontos.

Presencialmente - agendando um horário para atendimento na Secretaria de Economia, no site (clique aqui). A Semec atende de segunda a sexta, das 8h às 14h, somente com agendamento prévio.

Pela internet - no Portal do Cidadão (aqui), fazendo o login ou solicitando o acesso, para não cadastrados, e depois selecionando Imóveis.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Semec pelo atendimento@semec.maceio.al.gov.br.

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)