Prefeitura de Maceió promove encontro para discutir Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

Estiveram presentes representantes do Municípío e integrantes dos setores produtivos da capital

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 07/12/2022 às 15:11
Prefeitura de Maceió promove encontro para discutir Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico
Encontro contou com oficinas que debateram objetivos, campos de atuação e impactos do Plano de Desenvolvimento. Foto: Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec

A Prefeitura de Maceió reuniu, nesta quarta-feira (7), representantes de diversas secretarias municipais e setores produtivos de Alagoas para discutir as principais diretrizes e estratégias de atuação para o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE). O encontro ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta e contou com oficinas e debates entre os participantes.

O PMDE é um plano voltado ao crescimento da economia e apoio às empresas da capital, lançado este ano pelo prefeito de Maceió, JHC.

O plano tem como objetivo elaborar, de forma estratégica e integrada, uma série de ações com metas, métricas e indicadores voltados ao desenvolvimento socioeconômico para os próximos 10 anos. 

O andamento do PMDE ficará a cargo da Secretaria Municipal de Economia (Semec), sendo uma iniciativa da Secretaria-adjunta de Desenvolvimento Econômico, subpasta ligada ao órgão.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Bruno Arêas, explica que embora seja um desafio, o plano será conduzido com muita responsabilidade e integração entre os setores representativos da capital e pelo poder público.

“É a primeira vez que um plano como esse será implantado na capital e a expectativa é que ele impacte não somente o setor econômico, com novas oportunidades de investimentos e negócios, mas também promova a justiça social e contribua para a melhoria da qualidade de vida de forma consistente e efetiva, colocando Maceió em destaque no cenário nacional”, conclui. 

Mais empregos e investimentos

Durante o encontro, os presentes tiveram a oportunidade de discutir questões relacionadas aos setores da capital, a ação do poder público e os impactos que essas medidas podem trazer para a população maceioense. Também foram debatidos tópicos importantes ligados à empregabilidade e o setor turístico. 

O secretário municipal do Trabalho, Maurício Filho, esteve no evento e pontua que Maceió já avançou na implantação de políticas econômicas de atração de investimentos. Mas ainda é preciso avançar ainda mais.  

“O workshop nos dá base para tornar Maceió uma cidade economicamente sustentável. Implantando políticas ambientais, sociais e econômicas junto aos gestores das pastas integradas, principalmente em ações do turismo e meio ambiente”, ressalta Maurício.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Monteiro, Maceió só tem a ganhar com as possibilidades e avanços trazidos com um planejamento desse porte.

"O turismo deve ser interpretado como core business para o desenvolvimento econômico de Maceió. Então, discutir e implementar o PMDE é essencial para identificar os entraves e as potencialidades dos diferentes setores da cidade’’, destaca. 

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)