Lei Orçamentária Anual: primeira audiência pública acontece neste sábado (10)

Audiências serão divididas por regiões administrativas e têm como objetivo ouvir as principais demandas dos maceioenses

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 08/09/2022 às 16:16
Lei Orçamentária Anual: primeira audiência pública acontece neste sábado (10)
Primeira audiência pública da LOA será realizada neste sábado (10), na sede da Seune, no Farol

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Economia (SEMEC), se prepara para a realização das audiências públicas de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. A primeira audiência acontece neste sábado (10), às 14h30, na faculdade SEUNE, na Avenida Dom Antônio Brandão, no Farol, e será aberta a moradores, lideranças comunitárias, representantes e associações de bairros.

As audiências têm como objetivo reunir a população, divididas por bairros e regiões administrativas, para ouvir as principais demandas para a cidade e, assim, definir a programação da LOA para o ano de 2023.

A Lei Orçamentária Anual é uma das peças de planejamento previstas na Lei Orgânica do Município e diz respeito a todos os maceioenses, pois gera impactos diretos na vida da população, sendo um instrumento legal utilizado pela Prefeitura para demonstrar a estimativa de arrecadação de recursos (receita de impostos, tais como IPTU, ISS, ITBI, entre outros).

Ela também fixa a previsão de gastos em obras e serviços públicos (como saúde, educação, infraestrutura, transporte, iluminação) em um exercício financeiro, atuando como um instrumento que vai converter em realidade as reivindicações da população, definindo gastos conforme os recursos que a Prefeitura arrecada a cada ano.

A LOA deve ser elaborada respeitando as ações que foram definidas para o Plano Plurianual (PPA) do Município para o período de quatro anos e considera os parâmetros decididos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo exercício.

A audiência pública deste sábado contempla as Regiões Administrativas 2, 3 e 4 compostas pelos bairros Vergel do Lago, Levada, Ponta Grossa, Trapiche da Barra, Prado, Centro, Pontal da Barra, Santo Amaro, Pinheiro, Farol, Pitanguinha, Ouro Preto, Jardim Petrópolis, Canaã, Ouro Preto, Rio Novo, Fernão Velho, Santa Amélia, Petrópolis, Chã da Jaqueira, Chã do Bebedouro, Mutange e Bom Parto.

Esta será a primeira vez, em dois anos, que as audiências da LOA serão realizadas no modo presencial, algo que não acontecia desde o início da pandemia da Covid-19 e a suspensão dos eventos abertos ao público.

A expectativa é que a população compareça à audiência, contribuindo para a construção desta etapa fundamental do planejamento orçamentário do Município.

SEMEC

Secretaria Municipal de Economia

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@semec.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)