IPTU gera investimentos para o desenvolvimento do município

Redação 30/04/2021 às 11:21
IPTU gera investimentos para o desenvolvimento do município

Ao pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) o maceioense contribui para o desenvolvimento do município de diversas maneiras. O valor arrecadado é investido em setores essenciais à manutenção e melhoria da cidade, como educação, saúde, infraestrutura, segurança, saneamento básico, ações sociais, folha de pagamento dos servidores públicos, entre outros serviços.

O secretário Municipal de Economia, João Felipe Borges, ressalta a importância da arrecadação tributária para o funcionamento do setor público e as oportunidades de pagamento oferecidas pela Prefeitura.

“Com o que é arrecadado, conseguimos investir em projetos e medidas que favorecem a todos. Neste momento de pandemia, a população mais vulnerável e que necessita do serviço público é duramente atingida. Por isso, manter o pagamento regularizado é uma forma do maceioense fazer sua parte em benefício dele e de toda a população”, disse.

Secretário ressalta o ótimo desconto oferecido pela Prefeitura. Foto: Ascom Semec

O IPTU é um tributo cobrado anualmente que incide sobre os imóveis localizados em áreas urbanas, sejam eles edificados ou não, e representa, sozinho, cerca de 20% de toda a arrecadação municipal. O contribuinte tem a oportunidade de pagar a cota única com o desconto de 10% até hoje (30).

A emissão do boleto pode ser feita pela internet no Portal de Serviços da Prefeitura de Maceió (www.online.maceio.al.gov.br), em ‘Cadastros e Pagamentos de Tributos’ e depois ‘Acessar IPTU 2021’. Basta digitar o número de inscrição do imóvel, escolher a cota única e emitir o boleto.

A Semec também disponibilizou seu setor de autoatendimento para emitir, presencialmente, o boleto para aqueles que desejam pagar com desconto mas tiveram dificuldades na emissão. Basta que ele vá até a sede da Semec, na Rua Pedro Monteiro, nº47, no Centro de Maceió.

Devido a grande procura, o horário de atendimento foi expandido e funcionará nesta sexta, excepcionalmente, das 8h às 17h.

O maceioense Wanderley Costa foi um dos atendidos pela Semec e elogiou a prestatividade na hora da emissão do IPTU de sua primeira casa própria. “Decidi pagar a cota porque achei o desconto muito bom, ainda mais por estarmos em pandemia, e toda economia no orçamento é ótima. Também gostei da rapidez e gentileza no atendimento”, disse.

Os débitos de IPTU podem gerar dívida ativa, cobranças judiciais e penhora de valores em conta corrente ou até mesmo leilão do imóvel. Saiba como negociar dívidas em atraso no Portal do Cidadão, no www2.portal.maceio.al.gov.br.

Ascom Semec

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)