Ferramenta de emissão do IPTU 2022 oferece mais praticidade para os contribuintes de Maceió

Boleto da cota única com desconto de 15% vence no dia 31 de março e pode ser emitido pela internet

Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec 22/03/2022 às 11:31
Ferramenta de emissão do IPTU 2022 oferece mais praticidade para os contribuintes de Maceió
'Emissão Facilitada' torna o pagamento pela internet e aplicativos ainda mais cômodo. Foto: Ascom Semec

A ferramenta de emissão facilitada do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) desenvolvida pela Secretaria Municipal de Economia (Semec) tem levado mais praticidade para os contribuintes do Município. Em menos de um mês foram emitidas mais de 262 mil guias, entre boletos da cota única e parcelamentos. A novidade foi criada para tornar o serviço, que é um dos mais procurados na Secretaria, mais acessível à população.

Segundo dados da Semec, a ferramenta recebe uma média de 4 mil visitas diárias, número que só cresce desde o seu lançamento, em fevereiro. A nova função está disponível no site da Prefeitura (aqui) e permite que o contribuinte baixe a guia do IPTU pelo celular, tablet ou computador de forma simplificada. Além de gerar um código de barras que pode ser copiado e que facilita o pagamento realizado pela internet e aplicativos bancários.

O serviço tem sido bem recebido pelos maceioenses, principalmente para aqueles que decidiram aproveitar os 15% de desconto oferecidos pela Prefeitura para os pagamentos em cota única até 31 de março.

O contribuinte Guilherme Campos aprovou a comodidade proporcionada pela ferramenta. “Soube desse serviço enquanto esperava ser atendido aqui na Semec e em poucos minutos fiz tudo que precisava, emissão e pagamento, tudo pelo celular. É um tipo de praticidade que ajuda e muito na correria do dia a dia’’, comentou. 

Serviços mais acessíveis

“Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada com segurança pelo contribuinte, que não precisa mais enfrentar filas e têm tudo disponível a sua mão, com muito mais simplicidade’’, explica o diretor de Relacionamento ao Contribuinte, Lucio Calheiros. 

Serviço pode ser acessado pelo celular, tablet e computador de forma segura. Foto: Ascom Semec
Serviço pode ser acessado pelo celular, tablet e computador de forma segura. Foto: Ascom Semec

Além da Emissão Facilitada, também é possível emitir o boleto pelo CPF do titular ou pelo endereço do imóvel, podendo também ter acesso à guia de forma ainda mais específica, pelo nome do condomínio e número de apartamento. Basta que o cidadão acesse a 'Busca por Localização' (aqui), informe os dados e emita o boleto que ele deseja. 

Esse ano, além do desconto de 15% até 31 de março, a Prefeitura também oferece o abatimento de 10% para a cota única do IPTU paga até 29 de abril. Também é possível quitar o imposto em 10 vezes, sem desconto, pagando a primeira parcela até 31 deste mês.

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)