Empreendedorismo em Maceió ganha novos rumos com capacitações e surgimento de novos negócios

Resultados do programa 'Salto', oferecido pela Prefeitura de Maceió, expõem conquistas e cenário propício ao crescimento econômico

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 31/01/2022 às 09:30
Empreendedorismo em Maceió ganha novos rumos com capacitações e surgimento de novos negócios
Participação no programa fez a empreendedora expandir seu negócio. Foto: arquivo pessoal.

O empreendedorismo tem ganhado novos rumos em Maceió. O número de novos negócios criados na capital no último ano foi o dobro do registrado em 2020 e o maior nos últimos cinco anos, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Economia (Semec). O índice de Microempreendedores e Empresas de Pequeno Porte também bateu recorde, sinalizando um aquecimento na geração de serviços.

Esse aumento é visto com otimismo pelo secretário de Economia, João Felipe Borges, que acredita no potencial econômico de Maceió e ressalta os esforços da Prefeitura em investir no desenvolvimento do setor. 

“Queremos que essas empresas vejam a Prefeitura como uma parceira, disposta a oferecer as ferramentas e o apoio necessário para que o setor econômico de Maceió cresça novamente.’’ frisou João. 

Maceió conta hoje com mais de 63 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados e em atividade. Para estimular o crescimento desses profissionais, a Prefeitura trouxe em 2022 a ‘Salto: Aceleradora de MEI’, programa de capacitação gratuito para empreendedores dos mais variados setores. 

A cidade de Maceió foi a primeira de todo o Nordeste a receber o programa que já ajudou diversas empresas pelo país. Ao todo, foram 118 MEIs, beneficiados apenas na primeira edição. A ideia é de que novas turmas sejam criadas, levando esse tipo de qualificação especializada a mais pessoas. 

MEI Allana Santos é proprietária de uma loja de peças automotivas. Foto: arquivo pessoal.
MEI Allana Santos é proprietária de uma loja de peças automotivas. Foto: arquivo pessoal.

A MEI Allana Santos, dona de uma loja de peças automotivas, foi uma das maceioenses que viu a mudança acontecer. Ela conta que o conhecimento adquirido fez toda a diferença no gerenciamento do seu negócio. 

“As mentorias mudaram minha visão empreendedora. Hoje enxergo meu negócio como uma empresa, com metas e necessidades que devem ser atendidas com conhecimento e organização. Agradeço a Prefeitura de Maceió e ao Sebrae pelos frutos que colho hoje’’, disse.

Empreendedora investiu em food truck de frutos do mar. Foto: arquivo pessoal
Empreendedora investiu em food truck de frutos do mar. Foto: arquivo pessoal

Outra empreendedora que também viu seu negócio tomar novos caminhos foi Carla Bianca, dona de um food truck de frutos do mar. Ela conta que precisou fechar as portas durante a pandemia e que foi preciso se reinventar para manter o negócio funcionando. 

“Com as restrições, tivemos que suspender o atendimento no food truck e fomos para o delivery. Enfrentamos dificuldades, mas agora me sinto preparada para expandir meu negócio. Essa experiência veio para nos fortalecer como pessoas e empreendedores”, conta. 

Ela também revela que com as mentorias, hoje, se sente mais confiante para investir e fazer planos para 2022. “A capacitação me ajudou com dúvidas que tinha sobre meu papel como empreendedora e me deram as orientações necessárias para acelerar meu negócio. Após a Salto, ousei e arrisquei mais no quesito oportunidades’’, declarou. 

Resultados

O relatório do programa apurou que houve um crescimento de 53% no número de novos clientes nas empresas inscritas e também um aumento na média de faturamento dos participantes. O percentual de MEIs, dividido por gênero, também é outro destaque. Segundo o levantamento, cerca de 68% dos participantes inscritos na primeira edição foram mulheres. 

Para o diretor de Empreendedorismo da Semec, Emerson Amâncio, esses dados servem como um estímulo para levar os serviços da Prefeitura àqueles que querem expandir seus empreendimentos ou têm interesse em começar seu próprio negócio. 

“É gratificante saber de histórias de sucesso e de conquistas como essas. O ano de 2021 foi difícil, mas esses resultados mostram que Maceió está avançando e este ano traremos ainda mais ferramentas e caminhos para levar esses serviços e oportunidades a mais pessoas ”, comemorou Emerson.  

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)