Economia orienta contribuintes sobre a emissão do IPTU 2022

Cota única com desconto de 15% e primeira de 10 parcelas vencem nesta quinta-feira (31)

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 29/03/2022 às 13:00
Economia orienta contribuintes sobre a emissão do IPTU 2022
Guias do IPTU estão disponíveis no formato digital e físico. Foto: Ascom Semec

Para evitar filas, os contribuintes maceioenses podem emitir as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 pela internet, com comodidade e segurança, no site de serviços da Prefeitura de Maceió. Pela internet é possível baixar o boleto da cota única com desconto de 15% e a primeira parcela do IPTU, ambas com vencimento para a próxima quinta-feira (31).

Pensando na praticidade, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) orienta os contribuintes a utilizar os canais de serviços on-line e esclarece as principais dúvidas surgidas durante o período de arrecadação deste ano. 

Como emitir a guia pelo site? 

Pela ferramenta Emissão Facilitada, disponível neste link https://online.maceio.al.gov.br/n/iptu2022/. Basta digitar o número de inscrição do imóvel e escolher o pagamento em cota única ou parcelado, selecionando a primeira parcela com vencimento para 31 de março.

Não sei o número de inscrição do Imóvel. Como posso emitir a guia?

No site de Consulta por Imóveis, disponível aqui :https://semecmaceio.com/buscaimoveis.php. O usuário deve informar o CPF do titular ou o endereço do imóvel junto ao CEP.  Também é possível emitir a guia por logradouro, nome do condomínio ou residencial e o número do apartamento ou residência. 

A emissão pela internet é segura?

A emissão pelo site da Prefeitura é segura e ainda facilita os pagamentos on-line, com o uso do código de barras ou o número sequencial do boleto, que pode ser copiado e colado para os pagamentos via aplicativos bancários. Os canais disponíveis  no www.online.maceio.al.gov.br são os únicos ligados à Secretaria de Economia de Maceió.

Emissão pela internet é rápida e segura. Foto: Ascom Semec
Emissão pela internet é rápida e segura. Foto: Ascom Semec

Os carnês do IPTU serão entregues este ano?

Os carnês já estão sendo entregues nas residências em Maceió e pelo boleto físico é possível pagar o imposto à vista com descontos de 15% ou 10% ou parcelado em até 10 vezes, sem descontos. A Semec reforça que o envio está sendo feito pelos Correios e que não é necessário que o contribuinte vá até ao prédio do órgão para buscar o carnê do seu imóvel. 

Não recebi meu carnê, mas quero pagar a cota única com desconto de 15%. O que devo fazer?

Emitir a cota única pela internet, na página da Semec, e pagar o tributo até o dia 31 de março. Feito isso, após a chegada do carnê em seu domicílio, o contribuinte não precisa realizar um novo pagamento. 

O que acontece se eu não pagar o IPTU do meu imóvel?

Manter o IPTU em dia é uma forma de evitar que o imóvel seja inscrito em dívida ativa, trazendo consequências para o proprietário como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e leilão do imóvel.

Como pagar débitos de IPTU em atraso?

É possível pagar débitos de IPTU à vista com desconto nos juros e multas ou parcelado, sem descontos. 

Presencialmente - agendando um horário para atendimento na Secretaria de Economia, no site (clique aqui). A Semec atende de segunda a sexta, das 8h às 14h, somente com agendamento prévio.

Pela internet - no Portal do Cidadão (aqui), fazendo o login ou solicitando o acesso, para não cadastrados, e depois selecionando Imóveis. 

Para mais informações, basta entrar em contato com a Semec pelo atendimento@semec.maceio.al.gov.br.

SEMEC

Secretaria Municipal de Economia

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@semec.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)