Dia do MEI: empreendedores de Maceió compartilham histórias de sucesso

Redação 05/10/2021 às 15:55
Dia do MEI: empreendedores de Maceió compartilham histórias de sucesso

Secretaria Municipal de Economia compreende a importância dos Microempreendedores Individuais, pois estimula novos empreendimentos e investimentos

Reconhecendo a importância que os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm para a economia do país, comemora-se nacionalmente, neste 5 de outubro, o Dia das Micro e Pequenas Empresas no Brasil. A data marca a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841, em 1999. Desde a sua criação, o número de MEIs só tem crescido e ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Somente em Maceió, por exemplo, aproximadamente 60 mil MEIs são formalizados e ativos, de acordo com dados do Simples Nacional. Estes profissionais podem contar com os serviços gratuitos das Salas do Empreendedor, convênio entre a Prefeitura de Maceió, o Sebrae e a Associação Comercial, e que tem como objetivo oferecer todo o apoio para crescimento do empreendedorismo na capital.

De acordo com o secretário de Economia, João Felipe Borges, estimular a criação de novos empreendimentos é uma forma de investir na diversidade e no potencial da população maceioense.

“Diante da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos ou se viram obrigadas a fechar as portas. Para que a economia do município ganhe fôlego, é indispensável olharmos para esses profissionais que estão na ativa e ocupando todos os lugares”, destacou.

Este ano, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) ofereceu gratuitamente medidas de apoio e capacitação aos MEIs do Município, como a Salto: Aceleradora de MEIs, programa de mentoria e especialização oferecido gratuitamente.

Empreendedores compartilham histórias de superação e sonhos conquistados. Foto: Ascom Semec

Iniciativa fundamental – A microempresária Alicia Gabriela, dona de uma papelaria com produções de materiais personalizados, foi uma das várias pessoas atendidas pelos serviços das Salas. Ela conta que a capacitação da Salto foi essencial para entender melhor o funcionamento do negócio e trabalhar em mudanças estratégicas.

“Com o programa, pude perceber o que poderia ser modificado. As mentorias me ajudaram a entender que para minha empresa crescer é preciso organização, entender o mercado e saber que é fundamental ter objetivos e metas traçados para conseguir manter o ritmo de trabalho’’ destacou.

Ela também ressalta que o programa foi importante para que ela percebesse pontos chaves que ajudariam a elevar o alcance do seu negócio. “Hoje, consigo notar o quanto essa troca de experiências é importante e nos ajuda a perder o medo e a insegurança de investir e lidar com o mercado de trabalho”, disse.

Outro MEI que também viu seu negócio crescer graças as mentorias foi o designer Allan Calheiros, dono de um ateliê administrado com a ajuda de sua mãe. Ele relata que com as orientações recebidas já pode colher os resultados após investir estrategicamente em seu negócio.

“A capacitação mudou minha visão, aumentou meu foco no crescimento e um desses frutos foi minha primeira venda para fora do Estado, passo que eu ainda não tinha realizado. Com isso, vimos onde é preciso crescer como empresa, e agora, com esse conhecimento, temos um ‘norte’ do que deve ser feito para melhorarmos”, disse.

Proprietária de uma barbearia e MEI há sete meses, Lizianny Tavares destaca as vantagens adquiridas com a formalização. “Formalizar a minha empresa permitiu que eu fosse reconhecida no meio comercial. Hoje tenho acesso a várias dinâmicas que antes não era possível pela falta de CNPJ, sem falar nos créditos fornecidos pelo mercado”, conta.

Ela também relata que o objetivo agora é expandir o empreendimento com o conhecimento adquirido. “Já tenho experiência na área e agora quero ampliar a barbearia e quem sabe abrir até outras filiais em outros bairros da nossa cidade”.

Para o diretor de Empreendedorismo da Semec, Emerson Amâncio, esse retorno por parte dos MEIs atendidos pelas Salas é um motivador para continuar oferecendo e investindo em novos meios gratuitos de incentivar empreendimentos em Maceió.

“Além de orientações especializadas, também oferecemos outros serviços essenciais a rotina dos MEIs, como negociação, baixa e abertura de empresas e também alguns programas de microcrédito. O objetivo agora é aumentar esse alcance, seja presencialmente ou de forma remota, iremos onde o MEI precisar”, concluiu.

Luís Otávio Mendonça – Ascom Semec

SEMEC

Secretaria Municipal de Economia

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@semec.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)