Contribuintes podem emitir o IPTU 2023 na Secretaria de Economia em horário estendido

Primeira cota única do imposto, que oferece 15% de desconto no valor total, termina na terça-feira (28) e também está disponível na Internet

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 24/02/2023 às 14:57
Contribuintes podem emitir o IPTU 2023 na Secretaria de Economia em horário estendido
Atendimento especial vale apenas para os serviços ligados ao IPTU 2023 e vai até terça (28). Foto: Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) vai estender o horário de atendimento na segunda (27) e na terça-feira (28), das 8h até as 16h, para auxiliar os contribuintes que desejam imprimir o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023. O prazo de pagamento da cota única com os 15% de desconto vence na terça.

O horário estendido vale apenas para os serviços ligados ao IPTU 2023. Os interessados podem se dirigir à sede da secretaria, na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, ou aos postos da Semec que atendem nas Centrais Já! dos shoppings Maceió, Pátio e Farol. Não é necessário agendamento prévio para ser atendido.

A Semec recomenda que os contribuintes levem consigo o número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrado em carnês antigos de IPTU. Também é possível emitir a guia pela Internet pelo site da Prefeitura de Maceió (clique aqui), informando a inscrição imobiliária ou o CPF do titular e o CEP.

Na sede da secretaria, os contribuintes terão à disposição o setor de autoatendimento, com computadores e impressoras liberados para a emissão do boleto de forma autônoma. Caso o contribuinte necessite de apoio, basta solicitar o atendimento nos guichês.

O IPTU é um imposto municipal que arrecada recursos destinados a obras e políticas públicas que beneficiam toda a população e que atendem as áreas da saúde, educação, infraestrutura e oferta de serviços.

O não pagamento deste tributo pode levar a inscrição em dívida ativa e, com isso, trazer sérias consequências para o titular do imóvel, como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)