Com desconto na cota única, guias do IPTU 2023 já podem ser emitidas

Prefeitura de Maceió tem promovido um dos maiores descontos na cota única do imposto entre as capitais

Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec 19/01/2023 às 14:30
Com desconto na cota única, guias do IPTU 2023 já podem ser emitidas
Guia com desconto deve ser emitida pela internet. Foto: Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec

As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 que oferecem o desconto de 15% à vista já estão disponíveis no site da Prefeitura de Maceió, e para ter acesso basta clicar aqui. O desconto vai até o dia 31 de janeiro e para garanti-lo é necessário gerar o boleto pela internet. Este ano, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) não enviará carnês para a primeira cota única e a guia digital é a única forma de regularizar o IPTU com o desconto oferecido pelo Município.

Para baixar a guia o contribuinte deve informar o número de inscrição imobiliária ou o CPF do titular. Também é possível localizar o número de inscrição e o IPTU da propriedade pelo endereço, na ferramenta de ‘Consulta Imóveis’ aqui.

O serviço de emissão também libera um código de barras que pode ser copiado, facilitando o pagamento realizado pela internet e aplicativos bancários. O imposto também pode ser pago com 10% de desconto ou parcelado em dez vezes, sem abatimento, até o dia 31 de março.

O IPTU é um imposto municipal que incide sobre os imóveis localizados em áreas urbanas, edificados ou não. Os imóveis que não estiverem com o IPTU em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso. 

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)