Visitadores do Programa Criança Feliz participam de capacitação
Ao todo, 10 profissionais fazem a formação até a próxima quarta-feira (4)
Buscando o fortalecimento da rede de atendimento à primeira infância, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vem capacitando novos visitadores sociais, aprovados no Processo Seletivo do Programa Primeira Infância Cidadã. Ao todo, 10 profissionais estão participando das aulas.
O treinamento iniciou na última semana e vai até a próxima quarta-feira (4), totalizando 40 horas/aula. Os visitadores estão conhecendo como o Programa Criança Feliz deve ser executado e suas atribuições, o que é o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e como ele atua no Município, além de orientações específicas do cargo e sobre o Guia da Visita Domiciliar.
Segundo a coordenadora do programa na capital alagoana, Wellida Santos, a capacitação é obrigatória para todos os aprovados no processo seletivo e faz parte das diretrizes do programa para que estejam preparados para atender as famílias.
Há cerca de quatro meses no programa, a visitadora Cinthya Oliveira, destaca a importância do Primeira Infância Cidadã e a didática utilizada na formação, que está sendo compartilhada nas aulas.
"O conteúdo das aulas têm sido riquíssimo, porque para participar de um programa tão importante é necessário antes conhecê-lo e com a capacitação estamos tendo essa oportunidade, de nos preparar e de aprimorar a nossa prática. A didática utilizada por Wellida, nossa formadora e coordenadora do programa, também tem sido bastante clara e nos permite confrontar a teoria com a nossa realidade, tornando ainda mais relevante, a capacitação", revelou a visitadora.
Programa Criança Feliz
O Primeira Infância Cidadã apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. O programa facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitem do acompanhamento da chamada primeira infância.
O programa é executado por meio de visitas domiciliares e está inserido nos bairros Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.
Mantido pelo governo federal, o público alvo compreende crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e, por fim, crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h