Usuários do Centro Pop são conscientizados sobre prevenção ao suicídio
Ação faz parte da campanha o Setembro Amarelo

No mês de prevenção ao suicídio, usuários dos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros Pop) de Maceió, participaram de uma roda conversa organizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em referência à campanha Setembro Amarelo.
Na última segunda-feira (22), os voluntários do CVV, Delza Gitaí e Luiz Lessa, abordaram sobre a mobilização nacional feita em setembro, no Centro Pop 1, no Centro de Maceió.
“No início do mês já vistamos o Centro Pop 2. Com essas palestras, queremos despertar as pessoas para a valorização da vida e, como consequência, a prevenção ao suicídio. Queremos mostrar a importância de estar e ouvir o outro porque a escuta é essencial para dar acolhimento. Quem necessitar de apoio emocional, pode ligar para o 188, o atendimento é gratuito, 24 horas por dia”, pontuou.
A ação do Setembro Amarelo aconteceu nos três Centros Pops da capital. A coordenadora-geral dos equipamentos, Fabiane Canabarro, ressaltou a importância da ação para os usuários.
“A abordagem do Setembro Amarelo para a população em situação de rua é extremamente importante, pois essa população enfrenta vulnerabilidades intensas que as colocam em maior risco de sofrimento psíquico, adoecimento mental e suicídio. Muitas vezes, essas pessoas são ignoradas ou tratadas com indiferença. E quando trazemos esse importante tema e incluímos essa população nas ações e campanhas, ajuda a combater essa invisibilidade e promove acolhimento, escuta e valorização da vida", destacou.
Centros Pops
Os Centros Pops oferecem o serviço especializado para pessoas em situação de rua, ao realizar atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.
Também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação. O Centro Pop atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.
O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do sistema judiciário.
Onde funciona?
Centro Pop I - Rua Sete de Setembro, nº 16, no Centro. Telefone: (82) 3312-5931;
Centro Pop II - Rua Formosa 739, Levada. Telefone: (82) 3312-5932;
Centro Pop III – Rua B 41, Residencial Benedito Bentes 1, próximo ao terminal do Benedito Bentes.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h