Usuários do CadÚnico não devem perder a oportunidade de se qualificar profissionalmente
Ao todo são 90 vagas, divididas em três cursos com turmas de até 18 pessoas.
Usuários do Cadastro Único que desejarem participar dos cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) devem agendar suas inscrições, através do número da sede do Cadastro Único no (82) 98882-8211, até o dia 25 de março, das 8h às 14h. As inscrições começaram nesta segunda-feira (14).
Ao todo são 90 vagas, divididas em três cursos. Os interessados podem se inscrever para a formação de eletricista instalador predial de baixa tensão (uma turma), no horário da tarde, mecânico de motocicletas (duas turmas), nos horários manhã e tarde e costureiro industrial do vestuário (duas turmas), também nos períodos da manhã e da tarde. Cada turma terá 18 alunos.
É necessário que os usuários possuam a idade mínima de 14 anos e estejam cadastrados no CadÚnico, possuindo uma renda per capita familiar de até R$ 210,00. Já para o curso de eletricista instalador predial, é preciso ter no mínimo o Ensino Fundamental incompleto. E para os cursos de mecânico de motocicletas e de costureiro industrial é necessário ter no mínimo o 6º ano do Ensino Fundamental.
A diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa, falou da importância da qualificação profissional para os usuários da Semas. “A oferta dos cursos profissionalizantes aos beneficiários do CadÚnico – entre eles as famílias do Programa Auxílio Brasil – permitirá que esses usuários, ingressem no mercado do trabalho, e saiam da condição de vulnerabilidade e extrema pobreza. É um fechamento de ciclo da Assistência Social. Emprego é dignidade. Buscaremos também parcerias com empresas para encaminhá-los ao mercado de trabalho”, disse a diretora.
As aulas estão previstas para ter início no dia 28 de março e todo o material didático, assim como auxílio-transporte, alimentação e certificado do Senai no final do curso, tudo será custeado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió.
Após fazer o agendamento, os usuários deverão levar no dia e horário marcado, os seguintes documentos (originais e cópias):
RG
CPF
NIS
Comprovante de residência
Comprovante de escolaridade
Caso o usuário seja menor de idade deverá trazer também o RG e o CPF (cópias e originais) dos pais ou responsável.
Para consultar o Número de Identificação Social (NIS), os usuários podem acessar o site Meu CadUnico ou baixar o aplicativo Meu CadUnico no celular. Também poderá ligar para o Ministério da Cidadania discando 121 para obter a informação.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h